retorno

Ir ao shopping ganha novo significado com reabertura econômica em Pernambuco

Clientes aprovam serviço de drive-thru para retirar produtos. "Batida de perna" no mall dá lugar a giro rápido apenas pelo estacionamento a giro rápido apenas pelo estacionamento

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/06/2020 às 8:05 | Atualizado em 09/06/2020 às 10:24
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
SERVIÇO Fechados, centros de compras garantem vendas nos canais digitais, com delivery ou drive thru - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Os consumidores do Grande Recife estrearam nesta segunda (8) uma nova modalidade de compra nos shopping centers. A pandemia do novo coronavírus fez com que, temporariamente, a tradicional “batida de perna” no mall se transformasse em um giro rápido pelo estacionamento, sem sair do carro. É assim que está funcionando o serviço de drive-thru, alternativa liberada desde ontem pelo governo de Pernambuco como a primeira etapa de retomada do setor, antes da abertura efetiva dos shoppings, ainda sem data. Em plena semana do Dia dos Namorados, os clientes mostraram que esperavam por essa volta e apareceram para fazer suas retiradas.

>>Pernambuco reabre mais setores da economia nesta segunda, e cenário volta a se parecer um pouco com o da pré-pandemia

O RioMar Recife, no bairro do Pina, que já vinha fazendo vendas online e entregando por delivery, agora oferece a opção de retirar os produtos no local, das 12h às 18h. As lojas que atualmente estão na base de vendas do RioMar Online (compras.vivariomarrecife.com.br) passam automaticamente a ter a opção de retirada e entrega. Além das vendas pelo site, as compras também poderão ser realizadas diretamente com os lojistas, nos canais oferecidos por eles com entrega pelo drive-thru. Nessa opção, todo o processo de comercialização é feito entre a loja e o cliente e a entrega, executada pelo vendedor da loja. Sendo pelo RioMar Online, o cliente terá a opção de retirada no estacionamento.

A plataforma online tem uma grande diversidade de segmentos, como eletroeletrônicos, tecnologia, vestuário, acessórios, beleza, perfumaria, itens de decoração e artigos para pets, além de amplo espaço de gastronomia. Com a aproximação do Dia dos Namorados, uma sessão especial com dicas de presentes foi criada no site.

O superintendente do RioMar, Henrique Medeiros, acredita que os dois primeiros dias serão para ajustar o novo sistema, mas que a partir de quarta (10) o movimento deverá aumentar. “A partir da quarta-feira, o movimento começa a aumentar. Até porque a gente está em uma data sazonal importante, que é o Dia dos Namorados, na próxima sexta-feira. Acredito que esse volume vá aumentando conforme a semana for passando. Mas a nossa expectativa é muito boa”, diz.

A rede pernambucana de móveis e eletroeletrônicos Império Móveis e Eletro do RioMar comemorou o primeiro dia do drive-thru. O gerente Robson Juvenal conta que os produtos colocados em promoção nas plataformas online fizeram sucesso e os clientes compraram e vieram fazer a retirada. “Nossa campeã de vendas foi uma TV Panasonic de 40 polegadas que está num preço muito bom. Nesse primeiro dia, trabalhamos com uma equipe de cinco pessoas para dar conta do atendimento das 12h às 18h”, conta, acreditando que nos próximos dias será ainda melhor.

SETOR

Na avaliação do presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, o primeiro dia do drive-thru foi positivo. “Esse começo foi tranquilo, com um fluxo muito organizado, e tem um saldo positivo por ser um meio a mais que atende ao interesse do cliente que quer coletar o produto comprado através da internet ou do telefone. É uma antecipação ao que estava programado e os lojistas podem faturar, mesmo não sendo tão expressivo. De qualquer forma, é uma experiência de mais um processo de venda, com segurança e comodidade, que pode ser mantido, mesmo quando os shoppings voltarem a funcionar”, defende.

No Shopping Recife, em Boa Viagem, 50 operações conseguiram trabalhar com modelo de drive-thru. O centro de compras batizou o serviço de Shopping Recife Express, que foi instalado no Edifício Garagem D, piso D1, próximo ao mercado Organomix, com funcionamento das 12h às 18h. Ao chegar no espaço, o condutor é recepcionado por uma equipe do mall e direcionado para uma vaga numerada. Nela, o cliente entra em contato com a loja e informa a numeração para que o vendedor da operação, portando equipamento de proteção individual, faça a entrega no local indicado com toda a segurança. Nesse período, o tempo de carência do estacionamento foi ampliado para uma hora. Na lista de segmentos de produtos mais procurados ontem, estiveram eletroeletrônicos, artigos para o lar e moda.

No Shopping Guararapes, o cliente também terá uma hora para concluir a retirada das mercadorias no drive-thru. Neste tempo, a taxa de estacionamento não será cobrada.

O Paulista North Way Shopping, localizado no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), também iniciou suas operações em sistema drive thru. O mall funcionará de segunda a sexta das 12h às 18h. Entre as operações estão a de fast food, linhas de vestimenta, lojas de eletrônicos e eletrodomésticos. As compras e agendamentos devem ser realizados via WhatsApp de cada loja, disponível no Instagram @paulistanorthwayshopping.

Comentários

Últimas notícias