Nesta terça-feira (16), o Procon-PE interditou sete estabelecimentos, no Centro do Recife, que descumpriam o Plano de Convivência das Atividades Econômicas do Governo de Pernambuco, para evitar a propagação da covid-19. No plano, as lojas de varejo que têm até 200 metros quadrados puderam retomar suas atividades na última segunda-feira (15). As lojas que foram autuadas possuíam mais que o permitido pelo plano.
>> Veja o que pode e o que não pode funcionar em Pernambuco a partir de segunda-feira (15)
>> Salões no Recife tem "novo normal" com aferição de temperatura e agenda cheia
As lojas interditadas foram: Atacado dos Presentes, a Futurista, Essência Mania, Nova Era, e Zezé Hambúrguer, todas na Rua das Calçadas, no bairro de São José; e as lojas Maria Donata e Le biscuit, no bairro da Boa Vista. As lojas possuíam mais de 200 metros quadrados, a exemplo do Atacado dos Presentes que tem mais de 8 mil metros quadrados de área. Já a lanchonete foi fechada pelos fiscais porque estava realizando atendimento presencial em mesas, com as pessoas consumindo o alimento no local, o que não é permitido.
Segundo o gerente jurídico do Procon, Ricardo Faustino, as interdições das lojas com mais de 200 metros permanecerá até que o Plano de Convivência, autorize a reabertura dos locais com áreas maiores. “Todas a lojas visitadas tinham mais de 200 metros quadrados e a hamburgueria funcionava como se a pandemia tivesse terminado. Mesas aglomeradas e pessoas sentadas esperando atendimento ou consumindo. A lanchonete terá cinco dias para apresentar que está funcionando de acordo com os protocolos de segurança”, explica.
O órgão irá continuar com as fiscalizações, não só em lojas de varejos, mas em supermercados e farmácias, para garantir que protocolos de segurança foram adotados.
Denúncias de irregularidades
Para denunciar alguma irregularidade, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-PE pelos números 0800.282.1512 ou 81 3181.7000 e no e-mail denuncia@procon.pe.gov.br.
Comentários