Atualizado em 15.06.20, às 17h43
A reabertura dos salões de beleza e barbearias de Pernambuco, fechados há mais de dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus, começou nesta segunda-feira (15), sob rígidos protocolos de segurança. No primeiro dia, alguns estabelecimentos ainda corriam contra o tempo para adequar seus espaços ao “novo normal”. Cadeiras com distanciamento de dois metros, equipamentos de proteção individual, como máscaras e face shield, higienização de sapatos na entrada, oferta de álcool gel e aferição de temperatura, são algumas das práticas que começaram a ser adotadas nos espaços de beleza.
Muitos salões anunciaram o retorno das atividades para esta segunda, seguindo a quarta fase do plano estadual de convivência das atividades econômicas com a covid-19. O modelo de flexibilização foi divulgado no dia 1º de junho pelo Governo de Pernambuco, que deixou de fora da nova etapa 85 municípios do Agreste e das Zonas da Mata Sul e Norte. As cidades tiveram um aumento de demanda no número de leitos de UTI, e sem mostrar tendência de queda nos casos da doença.
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Apesar de uma parcela da clientela ainda reticente, muitas agendas já estão lotadas. Com as novas medidas, os salões terão que trabalhar com a sua capacidade reduzida, pelo menos, à metade. E todos os serviços devem ser agendados. Além disso, é necessário que os estabelecimentos evitem filas de espera nos salões e façam a higienização do ambiente entre o intervalo dos atendimentos aos clientes.
Em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o salão Tröis Beauté aderiu ao álcool gel, ao uso de luvas e batas descartáveis e até à medição de temperatura. As empreendedoras e donas do estabelecimento, Gabriela Percínio e Vanessa Tinoco, afirmam que o público estava muito ansioso pelo retorno, o que gerou uma alta procura pelos serviços. “Agora, no mês de junho, a gente não tem mais vaga na agenda”, diz Vanessa, explicando que, a reserva de horário é confirmada no dia anterior por meio do WhatsApp, por onde, também, funcionários do salão fazem perguntas para saber se o cliente teve contato com alguém que apresentou sintomas da doença nos dias, por exemplo. “Conversamos com nosso clientes, explicamos os protocolos e fazemos algumas perguntas para garantir a segurança de todos que estarão no salão”, explica Gabriela.
O protocolo de atendimento do Tröis Beauté fez com que a empresária Paula Ardanza, 37 anos, cliente do salão, se sentisse protegida em relação à covid-19. “São medidas extremas de higienização nos ambientes, dos EPIs, de conscientização e cuidado dos profissionais”, pontua ela, afirmando que a reabertura veio para suprir a necessidade de muitas pessoas.
Também na Zona Sul da capital pernambucana, no bairro do Ipsep, a barbearia Sr. Santos mudou completamente seu funcionamento para se adequar ao plano de flexibilização do governo estadual. “No período em que estivemos fechados, fizemos algumas adaptações físicas para nos preparar para a reabertura”, comenta o dono da barbearia, Leonardo Santos, afirmando que precisou expandir o espaço para garantir um distanciamento maior entre clientes e colaboradores.
No primeiro dia de reabertura, o estabelecimento já sentia os efeitos da alta busca por cortes de cabelo e barba no bairro. “Nossa agenda tem apenas poucos espaços para atender quem deseja os serviços”, comemora Leonardo. Com a volta das pessoas à barbearia, o empreendedor conta que sua equipe tem se esforçado para conscientizar os clientes que os procuram. “Muita gente, talvez por desinformação, ainda insiste em querer entrar sem máscaras, não higienizar as mãos. Aí fazemos um trabalho de explicar a importância disso”, diz ele, afirmando que a barbearia oferece máscaras descartáveis para quem, eventualmente, tenha esquecido a sua.
A preparação para receber o público também acontece na Zona Norte da cidade. Dono de uma das redes de salões de beleza mais famosas do Estado, o empresário Edelson Barbosa explica como foi o processo para a reabertura das cinco unidades do Edelson Cabeleireiro. “Ao chegar no salão, o cliente faz a higienização dos pés com água sanitária e também das mãos com o álcool gel, disponibilizado em um dispenser na entrada”, diz o empresário, mostrando o distanciamento entre as cadeiras e lavatórios. “Está tudo dentro dos protocolos determinados pelo sindicato e pelo governo”, garante ele, ressaltando que, com os novos cuidados, espera um crescimento no movimento de clientes, após quase três meses de portas fechadas.
O advogado Thiago Almeida, 40, conta que, antes da pandemia, frequentava a unidade do bairro da Torre da rede de salões a cada quinze dias. “Sempre vim aqui cortar meu cabelo, mas com a quarentena, isso mudou. O cabelo cresceu e não tinha onde cortar”, afirma ele, elogiando a higienização do ambiente, que, na sua opinião, deveria servir de modelo para outros estabelecimentos do setor. Almeida diz ainda que, na procura de salões de belezas e barbearias, os clientes levem em consideração a adoção dos protocolos para o setor. “Quando precisarmos de algum serviço, é bom vermos os lugares que estão seguindo o plano de convivência”, aconselha ele, para quem, esses cuidados trazem segurança.
O espaço Therapy and Beauty, no bairro dos Aflitos, na Zona Norte, instalou uma cabine de desinfecção para que clientes e colaboradores sejam higienizados ao entrar no local. Além disso, o salão passou por reformas para retomar as atividades nesta segunda-feira (15). " Fizemos uma expansão no salão para garantir maior distanciamento", diz a proprietária do estabelecimento, Tatiana Brito, que participou da elaboração dos protocolos setoriais para a volta dos salões de beleza e serviços de estética. "Não ficamos apenas nos cuidados exigidos pelo sindicato, demos um plus a eles para poder atender melhor nossos clientes", afirma a empreendedora.
Comum em fast-foods, o drive-thru recebeu uma adaptação no Therapy and Beauty. Na tentativa de contribuir para evitar o avanço do coronavírus, o espaço de beleza permite que as clientes tenham um rápido atendimento do lado de fora do estabelecimento. "Muitas vezes elas já vêm de casa com os cabelos lavados e aqui fazemos o corte", explica Tatiana, ressaltando que o drive-hair, como foi batizado o serviço, não se restringe a isso.
Também no bairro do Ipsep, o Espaço Bella retorna às atividades nesta terça-feira (16), seguindo os protocolos estabelecidos pelo governo de Pernambuco. "Receberemos apenas clientes com hora marcada para garantir tempo suficiente para desinfecção dos locais e materiais utilizados entre os atendimentos", diz a proprietária do salão, Katarina Rodrigues, ressaltando que o estabelecimento oferecerá itens de segurança além do determinado nos protocolos oficiais. "Vamos disponibilizar sapatos descartáveis a quem chegar", garante ela.
Reabertura traz esperança para salões de beleza
Para a presidente do Sindicato Patronal dos Salões de Beleza de Pernambuco (Sinbeleza-PE), Cinthia Almeida, a reabertura do setor trouxe esperança para os empresários e trabalhadores do segmento. “Estamos voltando hoje (segunda, 15) esperançosos com o futuro”, declara ela, ressaltando que os salões de beleza voltaram a funcionar no período certo. “Não é uma época fácil, portanto, o tempo que passamos inativos foi necessário que cada estabelecimento se adaptasse a esta nova realidade”, pontua a líder empresarial.
Segundo Cinthia, o primeiro dia de retomada das atividades no setor foi animador, mas não significa recuperação das perdas tidas durante os 85 dias fechados. “O segmento só deve se recuperar totalmente entre oito e doze meses, mas isso não diminui nossas expectativas”, afirma a empresária, que acredita que a alta procura pode acelerar a recuperação dos salões de beleza.
Ainda de acordo com a presidente do Sinbeleza-PE, os estabelecimentos não podem relaxar nos cuidados adotados na reabertura para que o setor permaneça ativo. “Não podemos nos preocupar com os protocolos apenas nesta semana. Isso tem que ser contínuo”, sentencia ela, elogiando os pequenos salões, que, segundo ela, “têm dado um show com os novos protocolos”.
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