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Auxílio emergencial: 'dinheiro sumiu' ao pagar boleto no PicPay ou Nubank? Saiba o que fazer

Auxílio pode ser transferido para as carteiras digitais por meio do pagamento de boleto

Bruna Oliveira
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Bruna Oliveira
Publicado em 08/07/2020 às 13:59 | Atualizado em 09/07/2020 às 15:20
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
CAIXA TEM Governo confirmou ontem pagamento da quarta parcela a partir da próxima segunda (20) - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Atualizada às 21h37

Quem recebe o auxílio emergencial, programa temporário criado pelo Governo Federal com o intuito de amenizar efeitos da crise do novo coronavírus, nem sempre pode esperar o calendário de saques e transferência entre contas para cumprir com suas obrigações financeiras. Por isso, muitos optaram pela alternativa de fazer a transferência do valor disponibilizado no aplicativo Caixa Tem para carteiras digitais como PicPay, por meio do pagamento de um boleto, como se fosse uma conta. No entanto, o que era para ser algo para facilitar, virou motivo de preocupação: muitos relatos dizem que, após a realização do pagamento do boleto, o dinheiro "sumiu".

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No caso do PicPay, alguns beneficiários disseram que, após o pagamento do boleto, o dinheiro não apareceu na conta. Já em outras situações, o valor até chegou a entrar no saldo, mas não pôde ser utilizado, pois na hora de fazer o uso, aparece o erro "saque cancelado". Em comunicado ao Tecnoblog, a justificativa da empresa é de que o problema se encontra na instabilidade que afeta os sistemas da Caixa Econômica Federal. De acordo com o PicPay, quando ocorre este erro, o valor debitado no Caixa Tem será estornado pela própria Caixa.

Já se o erro ocorrer durante o pagamento e ele não conseguir ser feito, a empresa informou que o beneficiário deve tentar novamente. Ainda segundo o PicPay, desde o início do pagamento do auxílio emergencial, mais de 2,9 milhões de usuários conseguiram concluir a transferência do Caixa Tem para a carteira digital com sucesso.

Com relação ao Nubank, vários beneficiários fizeram relatos sobre o estornos dentro de algumas contas do banco. Segundo a instituição financeira, este problema se deu, porque entre os dias 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes que havia realizado pagamento de boletos por meio do aplicativo Caixa Tem recebeu, em sua conta digital da Caixa, uma quantia superior ao correto. Por isso, o erro se deu devido a uma falha sistêmica da própria Caixa Econômica Federal.

Com isso, o Nubank passou a inciar o processo de estorno dos valores excedentes da Caixa e as devoluções foram suspensas assim que foram identificadas, por parte deles, inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa.

Ainda de acordo com o Nubank, por causa da imprecisão dos dados fornecidos, o banco decidiu reverter os valores aos clientes e está aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa. A instituição pede que, em caso de dúvidas, os beneficiários entre em contato com seus canais de atendimento.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal negou a falha em seus sistemas internos durante transferências para o PicPay e Nubank, após as reclamações.

"Acerca de relatos de intercorrências em pagamentos e transferências do Caixa Tem para fintechs, não foram identificadas falhas nos sistemas internos do banco", informou a Caixa Econômica Federal, em nota ao site Tecnoblog.

Segundo o banco, foram processados nesta quarta-feira (8) cerca de 6 milhões de boletos e não houve incidente no sistema de cobrança. Além disso, foram realizados mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual.

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