Após passar por um período de dez dias de quarentena mais rígida, o município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, irá avançar para a quarta fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a covid-19. Apesar da flexibilização no município, que registrou 2.842 casos confirmados do novo coronavírus até essa quinta-feira (9), haverá restrições. Nesta sexta-feira (10), a prefeita Raquel Lyra (PSDB), e os secretários Francisco Santos (Saúde) e André Teixeira (Desenvolvimento Econômico) realizaram uma coletiva de imprensa online para detalhar a reabertura. Segundo a gestora, no momento, praças e parques, que já reabriram em alguns municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), não serão reabertos.
"Não estamos no momento de normalidade. Estamos no meio de uma pandemia, onde a gente precisa adotar todos os cuidados para salvaguardar vidas", comentou a prefeita.
O que pode funcionar
- Varejo de rua (bairro e centro) com controle de fluxo de 1 cliente para cada 20 m²;
- Salões de beleza e centros de estética;
- Treinos de futebol profissional;
- Comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos com 50% dos funcionários de vendas;
- Construção civil com 100% dos funcionários;
- Shoppings centers com controle de fluxo, com 30% da capacidade e funcionando das 12h às 20h;
O Polo de Confecções do Agreste ainda não está autorizado a funcionar. Raquel Lyra explicou que o funcionamento continuará a ser apenas por delivery. "A feira ela não está autorizada a funcionar. Mas o delivery Sulanca continua funcionando, através do site deliverysulanca.caruaru.pe.gov.br, de forma segura. Você pode se cadastrar e fazer a entrega da mercadoria que você vendeu pelas redes sociais, de WhatsApp. Funciona das 5h às 17h", completou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, que participou da coletiva estadual nessa quinta-feira, afirmou que as feiras do Polo de Confecções " tem um destaque no nosso plano devido às características específicas lá do polo, então por isso que ele não está agora nessa etapa contemplada".
Durante a coletiva, a prefeita ainda fez um apelo à população. "A reabertura exige um compromisso ainda maior da nossa população. O vírus continua na nossa cidade. Então, use máscara. Quem puder, fique em casa. Só sair para atividades que são essenciais. Todas as equipes de fiscalização e operação estarão nas ruas ajudando o processo de reabertura", disse. Até essa quinta-feira, segundo o secretário de Saúde de Caruaru, 7.321 pessoas foram testadas, e ainda há 484 casos em investigação.
Comentários