vítima de fraude

Acesso ao Caixa Tem bloqueado; veja como regularizar via WhatsApp

Após um ataque hacker, 1,3 milhão de contas foram bloqueadas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/07/2020 às 14:53 | Atualizado em 23/07/2020 às 15:10
CORTESIA
APLICATIVO Acesso ao pagamento emergencial é através do Caixa Tem - FOTO: CORTESIA

Quase metade dos usuários do Caixa Tem que tiveram o acesso bloqueado poderão regularizar a situação através do WhatsApp. O contato permitirá o envio de documentos que comprovem a identidade do beneficiário do auxílio emergencial sem precisar comparecer a uma agência física da Caixa Econômica Federal. Após um ataque hacker, 1,3 milhão de contas do auxílio emergencial no Caixa Tem foram bloqueadas.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que cibercriminosos invadiram indevidamente centenas de milhares de contas em maio, durante um período de 10 dias, desviando dinheiro do programa. A Polícia Federal acompanha o caso.

>> Saque da 4ª parcela do auxílio emergencial começa no próximo sábado

>> Mais da metade dos domicílios de Pernambuco receberam auxílio emergencial em junho

>> Igor Maciel: Mesmo com auxílio emergencial, Bolsonaro perdeu apoio no Nordeste, diz pesquisa

Pelo fato do Caixa Tem permitir que o mesmo número abrisse mais de uma conta para receber o auxílio emergencial porque muitas pessoas não tinham celular, hackers se aproveitavam para ter acesso ao benefício de R$ 600, fazendo com que o banco suspendesse as contas suspeitas.

Até quem não teve envolvimento com a fraude pode ter tido a conta bloqueada. De acordo com a Caixa, 51% das pessoas receberão a mensagem para ir à agência e apresentar um documento de identidade, "é necessário regularizar seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento".

Já os outros 49% restantes, o Caixa Tem vai informar sobre a inconsistência cadastral e oferecer uma forma de enviar os documentos de forma digital pelo WhatsApp. Após o envio de documentos, de acordo com o banco, o acesso a todos os recursos do Caixa Tem será desbloqueado em até 24 horas.

>> Veja datas do novo calendário de saques do auxílio emergencial

Para evitar aglomerações, a Caixa informa que apenas pessoas que já tiveram o dinheiro depositado de acordo com o calendário de pagamento serão atendidas nas agências físicas. Para os nascidos em janeiro, o crédito começou a ser feito na quarta-feira (22).

Comentários

Últimas notícias