setor portuário

Porto de Suape, em Pernambuco, recebe navio de 330 metros pela primeira vez

As embarcações da classe Sammax são o maior tipo de navio porta-contêiner disponível na América do Sul

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/07/2020 às 10:29 | Atualizado em 24/07/2020 às 10:32
DIVULGAÇÃO/ PORTO DE SUAPE
O navio deixou o cais no início da manhã dessa sexta-feira (24) - FOTO: DIVULGAÇÃO/ PORTO DE SUAPE


Maior classe de navio porta-contêiner disponível na América do Sul, uma embarcação do tipo Sammax atracou no Porto de Suape, no litoral sul pernambucano, nessa quinta-feira (23). É a primeira vez que o porto recebe um barco dessa categoria, que mede até 336 metros de comprimento, 48 metros de largura e 15,2 metros de calado máximo. O navio deixou o cais no início da manhã dessa sexta-feira (24).

Trata-se do porta-contêiner MSC NITYA B, da empresa italiana Mediterranean Shipping Company, que veio do Porto de Valência, na Espanha, e partiu com rumo ao Porto de Salvador, no Estado da Bahia.

>> Planos de Suape para 2020 incluem sócio privado, Tecon 2 e autonomia

>> Porto de Suape volta a bater recorde e movimenta 23,8 milhões de toneladas de cargas em 2019

É necessário que um porto tenha a profundidade e infraestrutura necessárias para receber a embarcação de 330 metros de comprimento (LOA), 15,2 metros de calado máximo (distância medida entre a lâmina d’água e fundo da embarcação), e capacidade para transportar 12 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Os requisitos da operação envolvem a atuação de pelo menos dois práticos a bordo e três rebocadores. As manobras devem ocorrer somente com luz natural.

Foi a Portaria Suape 136/2019, publicada no ano passado, que permitiu que o porto pudesse receber embarcações dessa dimensão. O documento estabeleceu os parâmetros operacionais e de manobra de navios para atracar navios com até 336,99 metros de comprimento total e 48,99 metros de largura máxima. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), contratado no início do ano passado, comprovou a viabilidade para receber a classe Sammax.

Antes disso, o maior porta-contêiner que havia atracado em Suape tinha 305 metros de comprimento e 48,2 metros de largura.

Para o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, receber megaconteineiros é a condição para que o porto se consolide como hub nacional. “Por isso a primeira ação de nossa gestão foi contratar esse estudo. A participação da Praticagem de Pernambuco, da Capitania dos Portos de Pernambuco e da Marinha do Brasil foi fundamental desde o planejamento desse processo, passando pela simulação em São Paulo, treinamento e avaliação contínua, até este momento onde recebemos, com sucesso, a primeira operação”, disse Cerquinho.

O diretor de gestão portuária, Paulo Coimbra, também comemorou. “Suape é um porto de classe mundial, tem águas profundas, localização estratégica e profissionais capacitados para garantir uma atracação segura, estamos preparados para as grandes embarcações”, garantiu.

Suape fechou o primeiro semestre de 2020 com 230.504 TEUs, número 2,4% maior que no mesmo período do ano passado. Em 2019, o porto bateu recorde histórico na carga conteinerizada com 476.304 mil TEUs e 4,7% de aumento em relação a 2018.

DIVULGAÇÃO/ PORTO DE SUAPE
NEGÓCIOS Estima-se que 90% das movimentações do comércio internacional sejam feitas pelo mar - FOTO:DIVULGAÇÃO/ PORTO DE SUAPE
DIVULGAÇÃO/ PORTO DE SUAPE
CARGAS Porto conta com 224 empresas instaladas e uma movimentação projetada em mais de 24 milhões de ton - FOTO:DIVULGAÇÃO/ PORTO DE SUAPE
DIVULGAÇÃO/PORTO DE SUAPE
CONTÊINER Principais impactos no Estado serão em produtos como autopeças e artigos para a indústria química - FOTO:DIVULGAÇÃO/PORTO DE SUAPE
DIVULGAÇÃO/ PORTO DE SUAPE
DESTAQUE Suape entra numa seleta lista de portos de classe mundial que podem receber esse tipo de embarcação - FOTO:DIVULGAÇÃO/ PORTO DE SUAPE

Comentários

Últimas notícias