reabertura

Bares, restaurantes e academias voltam com boas expectativas no Agreste de Pernambuco

Região entra na sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19

Ana Maria Miranda
Cadastrado por
Ana Maria Miranda
Publicado em 03/08/2020 às 14:00 | Atualizado em 03/08/2020 às 14:02
Marcos Mattos/TV Jornal Interior
Self-service do Dghust Grill, no Caruaru Shopping - FOTO: Marcos Mattos/TV Jornal Interior

O Agreste de Pernambuco entrou em uma nova etapa da retomada das atividades econômicas nesta segunda-feira (3), com a reabertura de bares, restaurantes e academias, entre outros serviços. A região está na sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, a mesma em que está a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata.

Nos shoppings, a praça de alimentação, que estava funcionando apenas para delivery ou como ponto de coleta, foi liberada para que os clientes consumam no local.

>> Veja setores que reabrem nesta segunda-feira (03) no Agreste e Sertão de Pernambuco

>> Fiscalização notifica 42 bares e restaurantes do Recife por descumprir normas sanitárias

No Caruaru Shopping, as mesas da praça de alimentação estão sinalizadas para garantir o distanciamento social: em algumas delas, não há cadeiras, para que os clientes sentem com distância segura uns dos outros. O horário de funcionamento do mall é das 10h às 20h (serviços de alimentação as 11h às 20h).

Em um dos restaurantes, o Dghust Grill, os clientes precisam usar luvas para montar o prato no self-service. No início da fila, foi disponibilizado álcool em gel para fazer a higienização das mãos e os funcionários utilizam face shields para evitar a contaminação.

"É uma felicidade para nós esse retorno, estamos na expectativa para a aceitação do público. Vemos todo o cuidado que o shopping vem tendo com esse momento, conversando com os lojistas. Todos os cuidados possíveis estão sendo retomados para o retorno do público", comemorou o dono do estabelecimento, Rogério Almeida.

Atividades físicas

As academias também foram liberadas para funcionar a partir desta segunda. Os estabelecimentos devem os protocolos de prevenção contra a covid-19. Os clientes precisam agendar horário para praticar os exercícios.

O sócio da academia Gymbox, Fabiano Barbosa, explicou que o estabelecimento segue os protocolos elaborados seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Brasileira das Academias. "É um novo normal que está surgindo e vai fazer com que a gente retome nossas atividades com compromisso, segurança e respeito aos nossos usuários. Só nós sabemos como foi difícil manter nossos negócios [durante a paralisação]", revelou.

Entre as medidas tomadas estão a ampliação do espaço para garantir maior distanciamento entre os alunos. Para treinar, é preciso utilizar máscaras. Algumas máquinas estão separadas por estruturas de acrílico para maior proteção, entre outras medidas.

Os parques e praças de Caruaru serão reabertos a partir desta segunda, apenas para a prática de atividades físicas individuais. O horário de funcionamento é das 9h às 17h e o uso de máscara é obrigatório.

Na DUO Academia, no bairro Heliópolis, em Garanhuns, estão sendo realizados a aferição da temperatura dos alunos na entrada, o uso de face shields pelos funcionários, a demarcação das máquinas para garantir o distanciamento, o uso de tapetes sanitizantes, entre outras. Apesar disto, a movimentação ainda é tímida.

Outras atividades econômicas

Também de acordo com a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, os serviços de escritório podem funcionar com 50% da capacidade, e a comercialização e aluguel e veículos, com 100% da capacidade. As feiras do Polo de Confecções ainda não foram liberadas. A previsão é de que estas voltem a ocorrer na sétima etapa do plano, ainda sem data para ocorrer.

Comentários

Últimas notícias