Você provavelmente já deve ter feito uma pergunta a alguém e escutado como resposta “procura no google”. Não é à toa. Segundo pesquisa feita pelo Google em parceria com a empresa Kantar, 97% dos entrevistados considera útil a ferramenta de busca e 83% dizem que ela melhorou suas vidas para resolver tarefas e encontrar informações. Esses números fazem parte dos 15 anos de história da empresa no Brasil, comemorados em julho deste ano. O Google levantou uma pesquisa online com 1.100 pessoas por todo o país. Mas, antes de olhar os dados da pesquisa, vale relembrar grandes ferramentas e novidades do Google que fizeram a empresa ter grande impacto no público brasileiro.
Trajetória do Google
A trajetória do Google começou em 20 de julho de 2005, mas seus primeiros feitos de reconhecimento nacional tiveram início em 2007. Neste ano, a empresa lançou a versão local do Google Maps que, sem dúvidas, é uma "mão na roda" para diversos brasileiros. Nela é possível localizar endereços e milhares de estabelecimentos comerciais, além de traçar rotas para descobrir a melhor forma de chegar a um lugar. Também em 2007, o Google lançou a versão em português do YouTube. A plataforma não é só a maior para a reprodução de vídeos - e hoje em dia apresenta também streaming de música e versão premium - como virou meio de pagar as contas de diversos produtores de conteúdo.
Dois anos depois, em 2009, chegaram ao Brasil os primeiros telefones Android, o sistema operacional móvel que também é do Google. A democratização do acesso do brasileiro à internet na última década pode ter forte vínculo com o sistema: para aqueles que acessaram a internet pela primeira vez via um smartphone, 85% o fizeram com um telefone Android, relata outra pesquisa do Google realizada em 2018. Atualmente, os telefones com esse sistema operacional existem em larga escala para diversos públicos.
Já em 2010, foi a vez do lançamento do Google Street View no Brasil. O país foi o primeiro da América Latina a ser contemplado pelo serviço. No início, quem acessava o Google Maps podia passear virtualmente por 51 cidades brasileiras. O objetivo era mapear todo o Brasil e a empresa parece ter chegado perto disso. Em 2020, dificilmente você não conseguirá ter a visão panorâmica em 360º graus do local que você procurar na plataforma.
Em 2014, a o país recebeu o primeiro hardware do Google, o Chromecast. O aparelho permite levar o entretenimento online favorito para sua TV: filmes no Google Play, seriados no Netflix, vídeos do Youtube ou o melhor do jogo em um canal como o Esporte Interativo. No mesmo ano, o Brasil também sediou a Copa do Mundo (e viveu o inesquecível 7x1). Por causa do evento, o Street View liberou uma ferramenta especial na qual os brasileiros podiam visitar as ruas coloridas do País e o interior dos estádios.
Seguindo com a cronologia, a chegada do Google Assistente em português brasileiro marcou o ano de 2017. O smartphone que tem a opção consegue realizar atividades mais complexas a partir de comandos de voz ou da interação do usuário por meio de texto. Ainda no mesmo ano, chegou o Google Pay, chamado à época de Android Pay, permitindo aos usuários utilizarem o próprio aparelho para realizar pagamentos tanto em lojas online quanto físicas, desde que as máquinas de cartão tenha suporte à tecnologia NFC.
Mais recentemente, no final do ano passado, chegou ao País o Google Nest Mini, uma caixa de som inteligente do Google que se destaca pela compatibilidade com a Google Assistente. O aparelho permite usar comandos de voz em português para interagir com a assistente virtual e funciona como uma central de controle para a casa conectada. Em 2020, com a pandemia, a empresa tem ajudado a desenvolver um painel colaborativo de busca sobre a covid-19.
Outra tradição que percorre todos os anos são os Doodles. Muitas vezes eles são homenagens ao Brasil e a suas personalidades, festejos, música ou literatura. Outras formas de homenagens foram a visita virtual ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, com imagens captadas antes do incêndio em 2018 e a maior coleção já reunida sobre o pintor Cândido Portinari, estando ambas disponíveis no Google Arts & Culture.
Pesquisa sobre os 15 anos
Com seus diversos produtos e serviços, o Google contribui positivamente para a sociedade nos últimos 15 anos. Pelo menos é o que pensam 81% dos entrevistados da pesquisa com a Kantar. Segundo o levantamento, os cinco produtos que mais ajudaram os brasileiros, além da Pesquisa do Google, o Youtube, o Gmail, Chrome e Tradutor. No entanto, com a chegada da pandemia, outros produtos tiveram destaque, o Google Meet, que cresceu 78%, o Google Duo, 67%, e o Google Classroom, 44%, que passaram a ajudar ainda mais os brasileiros nesse cotidiano de isolamento social.
Ainda, para 93% dos entrevistados, suas vidas melhoraram principalmente em relação a opções de entretenimento (música, filmes, vídeos, livros, exposições), desde que começaram a usar o Google. 64% dizem que os produtos do Google as ajudam a aproveitar a vida. Além da lupa, o Google Tradutor também se mostrou importante. Para 95% das pessoas entrevistadas, quando precisam traduzir algo, a primeira ação é usar a ferramenta.
O google também não ficou para trás como meio para o conhecimento. Nove em cada dez brasileiros dizem que a empresa os ajuda a aprender sobre diversos assuntos. Oito em cada dez acreditam que o Google ajuda a complementar os estudos e/ou esclarecer as suas dúvidas e as dos filhos, e que a empresa torna a educação mais acessível e democrática. A forma em que isso acontece também foi um destaque: 79% acreditam que o Google torna a educação mais colaborativa e produtiva.
No universo do trabalho, para 79% dos entrevistados, a marca tornou o trabalho mais colaborativo e produtivo, sendo a mesma porcentagem dos que acreditam que o Google ajuda as pessoas a aumentarem suas habilidades e melhorarem suas carreiras. Ainda, 85% das pessoas dizem que a empresa mostrou que é possível estudar ou trabalhar juntos mesmo à distância, o que ganhou força com o isolamento social. Entre os produtos que ajudam nesse segmento estão o Gmail, o Google Drive e o Google Meet. Cerca de 85% das pessoas acreditam que a produtividade e a colaboração aumentaram com o uso dos três produtos durante a pandemia.
Comentários