Avanço

Veja atividades liberadas nesta segunda-feira em Pernambuco no Plano de Convivência com a Covid-19

Cursos livres estão liberados a funcionar presencialmente com restrições

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/08/2020 às 6:42 | Atualizado em 17/08/2020 às 6:51
DIVULGAÇÃO
Cursos são em três modalidades distintas - FOTO: DIVULGAÇÃO

Apesar do Governo do Estado ter divulgado, na última quinta-feira (13), que nenhuma região de Pernambuco vai avançar no Plano de Convivência com a Covid-19, categorias pontuais foram liberadas para retornar às atividades. É o caso dos mototáxis e das lutas marciais, que podem voltar a trabalhar nesta segunda-feira (17). Hoje também está liberado o retorno dos cursos livres, como espanhol e inglês, por exemplo. Essas aulas podem ser presenciais para alunos acima de 18 anos. Lembrando que na última semana o governo anunciou prorrogação do decreto que suspende as atividades presenciais da educação básica e ensino superior até o dia 31 de agosto. 

Cursos livres

Nesta segunda-feira começa a primeira etapa do retorno das aulas presenciais dos cursos livres. Inicialmente, as instituições podem retornar com 25% das atividades e apenas para alunos de 18 anos.

A partir da semana que vem, as aulas voltam para alunos acima de 15 anos. As atividades passam a ser de 50%. No dia 31, 75% das atividades serão liberadas. Somente em 8 de setembro os cursos livres voltam 100%

Mototáxi

A partir desta segunda-feira (17), mototaxistas estão liberados para o trabalho. A regulamentação do transporte público de passageiros em motocicleta, entretanto, estará a cargo das prefeituras. 

Os municípios que liberarem a atividade deverão obedecer aos novos protocolos de segurança, para impedir o aumento do risco de exposição à covid-19. Entre as medidas está o fornecimento de toucas descartáveis aos passageiros e álcool em gel 70% para higienização das mãos antes de manipular equipamentos de proteção; limpeza com álcool 70% do capacete dos passageiros, dos punhos (manopla), das alças de apoio do garupa e assentos da moto na presença de cada novo passageiro; e uso pessoal do capacete para o motorista.

Também será obrigatória a utilização de máscaras para condutores e passageiros durante o trajeto e a viseira do capacete deve permanecer fechada para evitar que o vento traga sujeira ou partículas que os obriguem a tocar os olhos e outras partes do rosto. Além disso, o condutor deve manter um distanciamento entre mototaxistas de 1 metro e meio (1,5m), nos pontos ou onde as motos pararem.

Lutas marciais

Também foi liberado o treinamento de lutas no Estado a partir de hoje. Os estabelecimentos eram os únicos destinados à prática de esportes que ainda não tinham autorização para funcionar desde a retomada das academias de ginásticas, no dia 20 de julho.

"Ao longo das últimas semanas, ocorreu a autorização da retomada de treinamento de modalidades individuais e de competições de modalidades individuais. Estavam excluídas desses treinamentos, as lutas. Englobando no setor de esportes, boxe capoeira, artes marciais como o judô, caratê... Enfim. A decisão que foi tomada pelo comitê de enfrentamento foi de a gente avançar, dar mais um passo, na área de esportes. E a partir de 17 de agosto ficam liberados também os treinamentos da lutas", declarou Frederico Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

Aulas presenciais seguem suspensas

Fred Amâncio também informou na quinta-feira (13) que a suspensão das atividades presenciais para o ensino regular e superior foi prorrogada até 31 de agosto. A medida estava prevista até 15 de agosto, por decreto estadual. "Desenvolvemos um plano executivo para essa retomada, tratando que ela deve ocorrer em etapas e observar as maiores e menores idades deles. Por exemplo, priorizando anos como o 3º ano do ensino médio. Mas não temos ainda a definição das datas. O trabalho que está sendo feito é no sentido de que a gente possa trabalhar para a retomada das aulas presenciais das escolas", explicou.

Fases do Plano de Convivência com a Covid-19

O Plano de Convivência com a Covid-19 completa 76 dias e está em diferentes fases no Estado.

Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata

Compreendendo o Grande Recife e a Zonas da Mata, a macrorregião 1 se encontra na etapa mais avançada do Estado, a 7. Assim, os shoppings, centros comerciais e serviços de alimentação, a exemplo de restaurantes e lanchonetes, podem funcionar até às 22h. Além disso, os clubes esportivos podem promover competições também. Os torneios, no entanto, não contarão com a presença do público e toda organização dos eventos deverá respeitar o protocolo de combate ao novo coronavírus.

Igrejas e templos puderem aumentar a capacidade de funcionamento com a chegada da fase 7. Aquelas que possuem espaço para até 999 fiéis podem receber 30% da sua capacidade total, enquanto as instituições com área para mais de mil fiéis poderão funcionar com 20% da capacidade. Por fim, os cursos livres presenciais também retornarão, a partir do dia 17 de agosto. Nessa fase, estão autorizados apenas estudantes a partir de 18 anos de idade e as instituições de ensino só poderão receber até 25% da capacidade. Não estão autorizados os cursos preparatórios para o ENEM, SSA e outros vestibulares ou disciplinas específicas. Seguem fechados os museus e cinemas, parques de diversão, zoológico e serviço público.

Últimas atividades que avançaram:

  • Ampliação do horário dos shoppings, centros comerciais e serviços de alimentação
  • Competição entre clubes esportivos
  • Ampliação da capacidade de igrejas e templos
  • Liberação dos cursos livres presenciais

Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba, Fernando de Noronha, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Olinda, Paulista e Recife, Camaragibe, Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim,Vertente do Lério, Buenos Aires, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Paudalho, Tracunhaém, Vicência, Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, São Vicente Férrer, Itaquitinga, Macaparana e Timbaúba.

Agreste e Sertão

O Agreste do Estado segue na etapa 6 do plano. Nesta fase, foi liberado o funcionamento das feiras do polo de confecções do Agreste e a feira do município de Toritama. A ampliação do horário de funcionamento do shoppings não aconteceu para essa região, bem como a abertura de museus e cinemas, parques de diversão, zoológico, ou serviço público.

Última atividade que avançou:

Liberação das Feiras de Polo de Confecções

Cidades: Agrestina, Altinho, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Riacho das Almas e São Caitano, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Gravatá, Sairé e São Joaquim do Monte, Alagoinha, Belo Jardim, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Calçado, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Sertão (Macrorregião 3)

A macrorregião 3, que compreende parte do Sertão – que tem Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada como principais polos –, também segue na etapa 6 do Plano. Os serviços de alimentação podem funcionar das 6h às 20h, com 50% da capacidade de clientes, assim como as academias de ginástica e polos de confecção, ambos com novos protocolos de segurança, na próxima segunda. Da mesma forma, a abertura de museus e cinemas, parques de diversão, zoológico e serviço público permanece suspensa.

Últimas atividades que avançaram:

  • Serviços de alimentação
  • Academias de ginástica
  • Polos de confecção

Cidades: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Solidão, Santa Terezinha, São Jose do Egito, Tabira e Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.

Sertão (Macrorregião 4)

Na Macrorregião 4, também no Sertão, os municípios da 7ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Salgueiro, e da 8ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Petrolina, estão na Etapa 5 do plano. Está liberado o funcionamento de escritórios com 50% da carga e concessionárias de veículos com 100% da carga.

Últimas atividades que avançaram:

  • Funcionamento de escritórios
  • Concessionárias de veículos

Cidades: Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade e Morelândia.

Comentários

Últimas notícias