GREVE NACIONAL

Em meio a greve, Correios realizará mutirões de entregas em todo o Brasil

A greve foi deflagrada na última segunda-feira (17)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/08/2020 às 19:31 | Atualizado em 21/08/2020 às 8:43
SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM
De acordo com o levantamento feito, mais de 70% dos empregados não estão trabalhando normalmente. - FOTO: SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM

No próximo fim de semana os Correios realizarão mutirões em todo o Brasil para realizar entregas das encomendas. A categoria está em greve desde a noite da última segunda-feira (17) e não determinou uma data de retorno. Para garantir a entrega, segundo a empresa, houve o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação e o remanejamento de veículos. Ainda de acordo com os Correios, "a malha de transporte intermunicipal e interestadual da empresa continua operando com 100% da capacidade, realizando conexões diárias de todas as bases operacionais do país".

>> Como proceder se a conta atrasar

>> Greve dos Correios: saiba o que fazer caso sua encomenda atrase

>> Federação de funcionários dos Correios convoca greve geral para dia 18 de agosto

>> Funcionários dos Correios de Pernambuco e de outros estados decretam greve por tempo indeterminado

De acordo com o levantamento feito, mais de 80% dos 99 mil empregados continuam trabalhando normalmente. A rede de atendimento está aberta em todo o Brasil, com a oferta de serviços e produtos, incluindo Sedex e PAC, que continuam sendo postados e entregues.

Decisão do Supremo Tribunal Federal pode encerrar greve

Caso os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidam por suspender uma liminar que trata da validade do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e prorrogue por mais um ano as cláusulas decididas na negociação feita em 2019, a greve dos Correios pode ser encerrada até esta sexta-feira (21).

Nas cláusulas, constam o custeio da creche de funcionárias mães e também a ajuda a filhos com problemas de saúde. Essas são as duas razões da greve. Caso a decisão do STF seja prorrogar esse acordo, os funcionários dos Correios terão mantidos os benefícios existentes.

O que fazer se a encomenda atrasar

Compras e encomendas

Entrega e indenização

As empresas que vendem com entrega pelos Correios são responsáveis por encontrar outra forma para que os produtos sejam entregues no prazo contratado. Se o consumidor que contratar um serviço de entrega dos Correios e este não for prestado, ele tem o direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. Ainda, pode ir à Justiça pedir indenização caso haja dano material ou moral provocado pelo atraso.

Contas a pagar

Internet, sede ou depósito

As empresas que enviam cobrança por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, como internet, sede da empresa ou depósito bancário, entre outras.

Pagamento obrigatório

Caso não receba os boletos bancários e faturas, por conta da greve, o cliente deve entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome no mercado ou ter cancelamentos de serviços.

Vencimento prorrogado

Se o pedido por outro meio para pagar a conta não for atendido, o consumidor poderá registrar sua reclamação no órgão de defesa do consumidor da sua região, informando o número de protocolo dos contatos realizados com o credor. Segundo os órgãos de defesa do consumidor, se a empresa não disponibilizar essas formas alternativas para pagar, deve prorrogar o vencimento da conta.

Comentários

Últimas notícias