A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) firmou parceria com a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) para a realização de um Programa de Residência Tecnológica em Ciência de Dados para o Setor Automotivo. A criação do programa foi oficializada nesta sexta-feira (4) com a assinatura do projeto junto ao governo do Estado.
O programa de residência da FCA foi aprovado por meio de edital pela Fundação de Amparo a Ciência e a Tecnologia em Pernambuco (Facepe). A residência tecnológica em ciência e análise de dados foi formatada pela UPE para atender demandas específicas da planta Jeep.
"O Instituto de Inovação Tecnológica da UPE, localizado no Parqtel, vai disponibilizar uma estrutura de qualidade para os residentes" afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Lucas Ramos. Os alunos também terão aulas na planta da Jeep, em Goiana, e as aulas teóricas serão ministradas de forma virtual.
O programa terá duração de oito meses e pretende formar oito residentes, que terão bolsas pagas pela Facepe, além de quatro colaboradores da FCA, que serão, ao mesmo tempo, alunos do curso e mentores dos residentes.
O edital ainda não foi publicado, mas as inscrições para a seleção dos residentes ficarão abertas até o dia 16 de outubro. A aula inaugural está prevista para o início de dezembro. Todos receberão certificado de Especialista em Ciências de Dados (lato sensu) pela Universidade de Pernambuco.
"É uma parceria muito importante, em que a gente vai qualificar e desenvolver os profissionais que estão na Universidade e também os profissionais da FCA, para que juntos a gente possa criar soluções criativas e disruptivas, e cada vez mais consigamos desenvolver a indústria automotiva aqui em Pernambuco", enfatizou a gestora do Polo Automotivo Jeep, Juliana Coelho.
Comentários