Smart Cities

Cidade do Recife é eleita a mais inteligente e conectada do Nordeste

Estudo com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do País foi divulgado nesta terça-feira (8),

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 08/09/2020 às 22:44 | Atualizado em 09/09/2020 às 23:19
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Recife foi eleito o município mais inteligente e conectado do Nordeste pela sexta vez consecutiva - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

A cidade do Recife foi eleita a mais inteligente e conectada do Nordeste e a 15ª do Brasil pelo ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo, que mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do País, foi divulgado nesta terça-feira (8), na abertura do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020.

Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o ranking, elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa Necta, leva em conta o conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Na avaliação do secretário Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Guila Calheiros, o resultado é reflexo de iniciativas do município e colaborações com vários órgãos e entidades da iniciativa privada. "Estamos em primeiro lugar no Norte e Nordeste entre as cidades mais inteligentes e conectadas, saindo da 23ª para a 15ª colocação no ranking geral nacional. Este é um salto importante que determina e verifica a melhora nos indicadores do Recife pelas ações desenvolvidas na Prefeitura e através de parcerias com diversos órgãos e entidades da iniciativa privada, principalmente com os ligados às áreas de pesquisa, tecnologia e inovação", afirma.

O Recife também lidera no Nordeste nas categorias Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo e Economia, destacando-se por contar com grande número de espaços para o
desenvolvimento de inovação, sendo 13 incubadoras de empresas e 46 ligações de internet para cada 100 habitantes, 74,1% dos empregos formais fora da administração pública e crescimento de 4,4% do PIB per capta.

Cidade mais inteligente do País

Em primeiro lugar do ranking nacional de cidades mais inteligente e conectada está São Paulo (SP).  O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). Em sexta colocação está São Caetano do Sul (SP); seguida por Santos (SP); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e Belo Horizonte (MG).

Ipojuca lidera no recorte de segurança 

No recorte nacional de segurança do ranking Connected Smart Cities, Ipojuca, no Grande Recife, é a melhor posicionada. O estudo destaca como indicadores da cidade: "4,6 policiais por mil habitantes, ivestimento em segurança de R$ 394,11 por habitante, monitoramento de área de riscos".

A cidade já figurou no topo desse recorte nos anos de 2015, 2016 e 2018.

Comentários

Últimas notícias