Coluna

Atividades ligadas à tecnologia e inovação serão indispensáveis no mundo pós-pandemia

Em qualquer profissão, tecnologia e inovação serão palavras-chave

Felippe Pessoa
Cadastrado por
Felippe Pessoa
Publicado em 29/06/2020 às 8:30
PIXABAY
Feira cientifica acontecerá de forma remota pela primeira vez. - FOTO: PIXABAY

É sabido que, de tempos em tempos, o mundo passa por grandes transformações. No século XVIII a Revolução Industrial migrou a produção artesanal para a manufatura que conhecemos hoje; no início do século XX, a Primeira Guerra Mundial inseriu as mulheres no mercado de trabalho, enquanto nos anos 40, durante Segunda Guerra, o mundo presenciou um salto nas soluções tecnológicas, tão presentes em nossa vida atual.

>> Saiba por que é tão importante ter um plano de carreira e não apenas um emprego

>> Nova coluna do JC discute mercado de trabalho, suas transformações e novos caminhos

E a pandemia do coronavírus, que mudanças trará para o mercado de trabalho? Que profissões desaparecerão? E quais serão fundamentais no novo mundo? Ainda não tenhamos respostas concretas, mas temos fortes sinais daquelas que serão essenciais daqui pra frente.

A pandemia teve um impacto forte nas empresas e as demissões foram inevitáveis para mantê-las vivas. Por isso, muitos profissionais buscam entender como se manter necessários e fazer a diferença nesse momento de grandes transformações.

>> Coronavírus: comércio e construção recuperam parte da perda de confiança

>> TV Jornal 60 anos: Vigor, tradição e modernidade

Em qualquer profissão, tecnologia e inovação serão palavras-chave. O advogado precisará se adaptar ao trabalho remoto, o vendedor terá contato com seu cliente através das plataformas digitais e os médicos continuarão aderindo a Telemedicina, amplamente utilizada nos últimos meses. E esses caminhos parecem não ter volta.

Não é à toa que a área de Tecnologia lidera as profissões do futuro, como podemos ver abaixo:

Profissão Área
Especialista em cibersegurança Tecnologia
Especialista em customer experience Tecnologia
Especialista em nuvem (ou cloud) Tecnologia
Diretor financeiro Finanças
Diretor comercial Comercial
Gerente de tesouraria Finanças
Especialista em planejamento financeiro Finanças
Assessor de investimentos Finanças
Gerente de recursos humanos RH
Enfermeiros e técnicos de enfermagem     Saúde  


Segundo o relatório Neotrust, considerado o censo do e-commerce no Brasil, o setor cresceu 26,7% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, atingindo R$20,4 bilhões em faturamento. E é desses números que vem a importância dos profissionais de Tecnologia, especialmente os especialistas em cibersegurança e customer experience, que estão no topo da lista desse mercado. O volume de dados a serem processados só aumenta e a segurança da informação torna-se mandatória, assim como as soluções que promovem uma melhor experiência ao consumidor que navega no e-commerce.

Por outro lado, o momento de retração exige planejamento e cautela. Por isso, os financistas ganham destaque. São eles que buscam as melhores linhas de crédito e os melhores investimentos, além de reduzir os custos na medida certa para o negócio não parar e otimizar seus resultados.

>> Pesquisa mostra que solidariedade é maior entre moradores de favelas

>> O desemprego maior no Brasil está por vir e não será culpa da pandemia

Outra área vital nesse momento de mudanças é a de saúde e bem estar. Perceberam como estamos mais cuidadosos conosco? Como estamos atentos a nossa alimentação, ao nosso bem-estar? Médicos, enfermeiros, nutricionistas, cientistas. Em tempos de pandemia nos demos conta da importância desses profissionais com outro olhar.

Se você está entrando no mercado de trabalho, por que não investir em uma dessas áreas? Se você já é um profissional experiente, por que não se desenvolver e consolidar seus conhecimentos?

Lembre-se: apesar de tudo, há sempre uma boa oportunidade nos esperando.

Comentários

Últimas notícias