SEGURO SOCIAL

Postos do INSS no Grande Recife retomam atendimentos presenciais sem perícia médica

Muitas pessoas foram pegas de surpresa com a suspensão do serviço que estava previsto para voltar nesta segunda

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 14/09/2020 às 11:11 | Atualizado em 14/09/2020 às 16:24
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
O horário de atendimento nas agências é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Atualizada às 15:47h

Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal

Agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o Brasil retomaram as atividades presenciais a partir desta segunda-feira (14) para atendimentos previamente agendados, após cinco meses fechadas devido a pandemia da covid-19. No Grande Recife, oito postos tiveram funcionamento retomado, os de Goiana, Olinda, Paulista, Areias, Casa Amarela, Corredor do Bispo, Camaragibe e Moreno. A perícia médica que estava prevista para voltar, no entanto, não foi retomada, o que surpreendeu muitas pessoas que tinham o serviço agendado. 

Na manhã desta segunda-feira, já tinha gente nos portões das agências buscando atendimento nos postos do Recife. Foi o caso do aposentado Romero Carvalho, que foi atrás de informações sobre a revisão da aposentadoria, mas não chegou nem a entrar no prédio e tirou a dúvida com um funcionário do lado de fora. "Eu estou tentando fazer a minha revisão dos 10 anos, porque quero requerer toda minha documentação do tempo que trabalhei", contou.

De acordo com o órgão, nesse primeiro momento só serão realizados alguns atendimento, como cumprimento de exigência, justificação administrativa, avaliação social e reabilitação profissional. 

A suspensão da perícia médica representa um problema para o aposentado Fernando Antônio, que está há alguns meses sem receber o auxílio doença. "Esperava que a perícia fosse voltar, que pelo o menos a gente tivesse uma resposta do INSS, porque está causando esse transtorno. Faz 60 dias que eu fiz a última. Consigo agendar para receber pelo aplicativo, mas eles não dão resposta, fica em análise", disse.

Segundo o INSS, a Perícia Médica Federal, ligada à Secretária Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações nas salas de perícias das agências do INSS para retornar à atividade presencial, após inspeção realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. Por isso, ainda de acordo com o órgão, desde a última quinta-feira (10), o INSS começou a  fazer as adequações o mais célere possível, para que o serviço possa ser oferecido à população.

A partir desta segunda-feira, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto, entre o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Assim que for comprovada a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nas unidades.

Atendimento e orientações

O horário de atendimento nas agências é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de 1 metro das outras pessoas. Servidores do INSS usam equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. Além disso, os segurados devem usar máscara.

Apenas as pessoas que fizeram agendamento por telefone, pelo site do órgão ou pelo aplicativo serão atendidas. "As pessoas só devem ir às agências estando com agendamento prévio feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo 135 ou pelo chat Helô. dentro do aplicativo", afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim Guimarães, na última sexta-feira (11), ao anunciar a reabertura.

Retomada em todo país

Assim como em Pernambuco, as agências do INSS espalhadas pelo Brasil devem seguir a série de protocolos para retomar as atividades presenciais, exceto por São Paulo que atendendo à ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) decidiu suspender a reabertura das agências devido à preocupação com as pessoas que venham a comparecer às agências do INSS sem os equipamentos de proteção adequados.

A suspensão da reabertura na cidade é válida até que sejam feitas novas vistorias e que sjea apresentado um plano "eficaz e seguro" de retomada às atividades, além de testagem de todos os servidores do Estado para a covid-19.

Veja o endereço das agências que reabriram na Região Metropolitana do Recife

Casa Amarela - Recife

Estrada do Arraial, 3513 - Telefone: (81) 3268-1371

Corredor do Bispo - Recife

Rua Corredor do Bispo, 155 - Telefone: (81) 3222-6755

Areias - Recife

Rua Apura, 59 - Telefone: (81) 3251-5098

Moreno

Rua Ormezinda Vasconcelos, 99 - Telefone: (81) 3535-1191

Camaragibe

Avenida Doutor Belmino Correia, 2850 - Telefone: (81) 3458-1309

Olinda

Avenida Doutor José Augusto Moreira, 1600 - Telefone: (81) 3439-3226

Comentários

Últimas notícias