MANIFESTAÇÃO

Profissionais de eventos protestam no Recife por liberação de atividades em Pernambuco

Setor está há mais de seis meses parado devido a pandemia da covid-19

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/09/2020 às 10:40 | Atualizado em 15/09/2020 às 12:08
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Categoria irá entregar uma carta pedindo mais sensibilidade do governo do estado - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

Profissionais que trabalham com eventos protestaram na manhã desta terça-feira (15) na avenida Boa Viagem, no Recife, pela liberação das atividades do setor, que está há mais de seis meses parado devido a pandemia da covid-19. Em resposta, o Governo do Estado informou que realizará reunião com a categoria na Empetur, em Olinda.

DAY SANTOS/JC IMAGEM
Profissionais de eventos estão impedidos de trabalhar há seis meses, devido a pandemia - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Saída da carreata foi por volta das 10h30 - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Profissionais de eventos estão impedidos de trabalhar há seis meses, devido a pandemia - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Saída da carreata foi por volta das 10h30 - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Categoria irá entregar uma carta pedindo mais sensibilidade do governo do estado - DAY SANTOS/JC IMAGEM

Por volta das 10h30, os manifestantes ocuparam uma faixa e seguiram pela avenida com um carro de som. No fim da carreata, eles disseram que uma comitiva iria entregar uma carta aberta cobrando mais sensibilidade do Governo do Estado no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife.

"O que a gente quer, no momento, é que haja uma liberação para um número mais reduzido, de 100 pessoas, para começar, ou 50% da capacidade da casa, dependendo do local. Que a gente possa fazer nosso trabalho da forma mais segura, com os protocolos todos organizados, como já foi solicitado anteriormente", disse a fotógrafa Fabiana Schreiner.

Já o decorador Maciel Dias, revela que a proibição tem afetado a renda. "Tem sido um sofrimento muito grande, porque nesse período a gente não tem festa, não tem evento. Trabalhávamos com muitas festas durante a semana, três ou quatro eventos por semana, mas não tem nenhum, há sete meses."

Retorno de eventos corporativos

Desde o dia 7, eventos corporativos puderam voltar a ser realizados, desde que não ultrapassem as 22h e respeitem outras regras como público máximo de 100 pessoas ou ocupação de até 30%, o que for menor. O organizador do protesto desta manhã, Fernando Raphael, critica a medida, por não ter abrangido também os eventos sociais.

"Nós não entendemos porque o Governo do Estado liberou eventos corporativos para até 100 pessoas, e os eventos sociais, que são os que nós fazemos, que poderiam ter tido uma liberação para 100, 200 ou 300 convidados ainda não foram liberados. Se isso acontecesse, '99%' dos profissionais do nosso segmento, estariam em atividade", disse.

Nota de esclarecimento do Governo

Por nota, o Governo de Pernambuco informou que os protocolos de retomada do setor estão sendo analisados e discutidos no comitê socioeconômico de enfrentamento ao coronavírus, e que a comissão com representantes do setor de eventos "será recebida nesta terça-feira (15), pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, e pelo presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Antônio Neves", em reunião que ocorrerá na Empetur, no Centro de Convenções, em Olinda.

Comentários

Últimas notícias