INDÚSTRIA

Iquine conclui processo de aquisição da Hidracor

Com a aquisição, a empresa pernambucana passa a ser a terceira maior do Brasil em volume de produção de tintas decorativas e a maior empresa de tinas 100% nacional

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/10/2020 às 20:55
AMR ALFIKY/AFP
QR CODE Pela câmera do celular será possível fazer pagamentos - FOTO: AMR ALFIKY/AFP
Leitura:

A pernambucana Tintas Iquine passou a ser a terceira maior empresa do Brasil em volume de produção de tintas decorativas e maior empresa de tintas 100% nacional depois de adquirir a Hidracor, empresa que pertenceu ao grupo cearense J. Macedo. O valor da transação não foi divulgado devido a uma clausula de confidencialidade, segundo o acionista da Iquine, Alan Souza. As duas empresas iniciaram a operação conjunta desde a última quinta-feira (1) depois de ser aprovada uma auditoria contábil pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O processo de aquisição foi anunciado, inicialmente, em março último. Com a compra da Hidracor, a Iquine terá a capacidade de produzir até 220 milhões de litros de tintas decorativas por ano nas três fábricas que estão localizadas em: Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e nas cidades cearenses de Maracanaú e em Acarape. As duas últimas pertenciam originalmente a Hidracor.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a expectativa é de que ocorra um aumento no volume de produção de 6% a 7% da Iquine em 2020, quando se compara a produção das duas empresas em 2019. Segundo Alan, os três parques fabris "serão potencializados" e vão passar a fazer também as tintas com as marcas Hidracor e Hipercor, ambas da empresa cearense. "São duas marcas fortes nordestinas. E teremos uma complementaridade na distribuição dos nossos produtos", conta Alan. A Hidracor é a marca líder no Ceará, Piauí e no Maranhão. E a Iquine é uma marca tradicional em Pernambuco.

Ainda de acordo com Alan, não haverá demissões nas fábricas. “Estamos confiantes de que estamos caminhando para sair dessa crise pandêmica. E é uma satisfação imensa poder fazer este anúncio agora. Que nossa empresa cresce e se fortalece com a chegada definitiva da Hidracor, mas também é uma grande responsabilidade”, afirma Alan Souza. Em todo o País, os produtos da empresa serão distribuídos em mais de 40 mil pontos de vendas. A planta de Jaboatão emprega cerca de 500 pessoas e as duas unidades fabris cearenses contratam 460 trabalhadores.

HISTÓRICO

A Tintas Iquine foi fundada em fevereiro de 1974, no Polo Industrial de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), pelo empresário paraibano Delino Souza. Com capacidade de produção de até 120 milhões de litros por ano, a fábrica está entre as mais modernas indústrias de tintas da América Latina. Um dos marcos da empresa foi criar o primeiro sistema tintométrico 100% a base de água no país, o qual tem atualmente mais de 1.300 produtos no seu portfólio. A utilização de menos solvente nas formulações garante menor impacto ambiental.

Foto: Ricardo Romero/ Divulgação
O acionista da Iquine, Alan Souza, fala sobre a conclusão do processo de aquisição da Hidracor - FOTO:Foto: Ricardo Romero/ Divulgação

Comentários

Últimas notícias