No primeiro dia de cadastro das chaves do Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, grandes bancos apresentaram instabilidade nos seus sites e aplicativos. De acordo com usuários, as dificuldades, desde a manhã desta segunda-feira (5), vão de acesso até mesmo pagamentos. No Downdetector, que monitora inatividade em tempo real, Bradesco, Itaú e Santander lideram as queixas.
Conforme o acompanhamento do Downdetector, no Bradesco, os problemas começaram ao fim da manhã e continuaram intensificando-se ao longo da tarde. No Itaú, as reclamações começaram a ser relatadas ainda por volta das 9h, mas reduzindo durante a tarde. O Santander, tem picos por volta das 12h e retomada à tarde.
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"Consegui, com muito custo, efetuar uma transferência com a mesma titularidade, mas se passaram 30 minutos, e o valor ainda não caiu na conta. Nem comprovante de transferência foi gerado", reclamou um cliente do Bradesco.
O banco chegou a registrar um pico de mais de 250 notificações, sendo 51% das reclamações sobre operações pelo celular e 28%, acesso à conta. As operações por celular também prevaleceram entre as queixas contra o Itaú (44%). No Santander, 34% das reclamações se referiam à falta de acesso da conta.
PIX
Coincidentemente ou não, hoje foi o primeiro dia autorizado pelo Banco Central para que os bancos dessem início ao cadastro de chave dos usuários no Pix. O Banco Central revelou em uma live nesta manhã que foram realizados 193 mil cadastros de chaves do Pix entre as 9h e 11h30 da manhã. Na primeira hora, das 9h às 10h, foram 50 mil. Até o início da tarde, já passam de 1 milhão, segundo o BC.
As chaves são algum dado fornecido pelo usuário, que funcionará como a identificação da pessoa no Pix. Podem ser cadastrados e-mail, telefone celular, CPF... E basta uma dessas informações para que o usuário consiga fazer uma transação para outro usuário do Pix. Embora o cadastramento já esteja aberto, o Pix só começa a funcionar em novembro.
Procurado, em nota, o Bradesco disse que "registrou momentos de instabilidade no App", mas que equipes do banco já estão trabalhando para normalização total dos serviços, "o que deve ocorrer em breve". P banco afirma ainda que os demais canais permanecem ativos, mas não respondeu qual o motivo para a instabilidade.
O Itaú Unibanco esclareceu que "o acesso ao app para clientes pessoa física já está sendo restabelecido". "O banco pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente e segue atuando para eliminar qualquer instabilidade que ainda possa ocorrer. Vale lembrar que o acesso ao Itaú via internet banking, agências, caixas eletrônicos e centrais de atendimento está funcionando normalmente."
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