RETOMADA

Eventos para até 300 pessoas liberados em 58 cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco a partir da próxima segunda-feira (19)

A partir da próxima segunda-feira (19) as cidades sedes e municípios do entorno de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada estarão autorizadas a funcionar dentro da etapa 10 do plano de convivência com a covid-19.

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 14/10/2020 às 18:08 | Atualizado em 14/10/2020 às 19:26
DIVULGAÇÃO
Enquanto não tivermos vacina ou medicamento eficazes, temos que aprender a conviver com o novo coronavírus, obedecendo aos protocolos", ressalta o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo de Pernambuco anunciou em coletiva nesta quarta-feira (14) o avanço de etapas em 58 municípios do Agreste e Sertão pernambucanos dentro do Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira (19), as Gerências Regionais de Saúde (Geres) com sedes em Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada estarão autorizadas a funcionar dentro da etapa 10 do plano.

Com a mudança, estão permitidos eventos corporativos, culturais ou sociais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço. Também estará permitida a reabertura de parques de diversões, parques temáticos ou similares, com a adoção dos protocolos sanitários de higiene e distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19). As demais regiões do Estado permanecem nas mesmas etapas. "Estamos na 42ª semana epidemiológica com números em estabilização, o que nos permite avançar em etapas do plano de convivência", justificou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach. 

Também poderão reabrir parques de diversão, temáticos, e similares seguindo a regra da capacidade máxima de 50% do público e demais protocolos de distanciamento social e higiene. Cinemas e teatros poderão ampliar sua capacidade de lotação para 50%. Outras duas gerências, que têm como cidades polo Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão, permanecem na Etapa 9. As demais regiões do estado permanecem nas fases que se encontram. Os protocolos gerais e específicos para cada setor estão disponíveis no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

ELEIÇÕES

Sobre o adiamento para dezembro da liberação de eventos para até 1.500 pessoas, inicialmente prevista para 3 de novembro, o secretário Bruno Schwambach disse na coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem (14) que houve um acordo entre vários setores da economia para que a partir da entrada da etapa 11 haverá uma espécie de “calibração” para ajustar a carga de frequência de público a cada atividade econômica, fazendo testes graduais de ampliação da capacidade do público ao mesmo tempo em que se acompanha os números da covid-19 no estado para que não haja nenhum reflexo como o crescimento exponencial no número de casos.

O secretário citou ainda o questionamento do Ministério Público Eleitoral sobre a coincidência da flexibilização desses eventos estarem acontecendo exatamente no período da reta final da campanha eleitoral, o que poderia trazer dificuldades em termos de controle de público nos eventos políticos. “Achamos por bem então fazer essa postergação [adiar a flexibilização dos eventos para até 1.500 pessoas] para que não houvesse nenhuma confusão entre o plano de convivência das atividades com o período eleitoral”, afirmou o secretário.

FASE AZUL

Bruno Schwambach anunciou ainda que até o próximo dia 9 de novembro todo o estado deve estar na etapa 11 do Plano de Convivência, será a fase azul do plano onde todas as atividades econômicas estariam liberada mas ainda seguindo os protocolos de higiene, uso de máscara e distanciamento social e com a carga de fluxo de pessoas controlada.

Comentários

Últimas notícias