Parcelamento

Veja como solicitar o pagamento parcial da prestação da casa própria na Caixa

O cliente pode optar por fazer o pagamento de 75% do valor integral da parcela por um período de seis meses ou pagar 50% por três meses

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/10/2020 às 11:00 | Atualizado em 19/10/2020 às 11:01
Foto: Agência Brasil
Entre as medidas anunciadas pela Caixa está a prorrogação, até o fim do ano, da possibilidade de carência para início do pagamento das parcelas dos novos contratos imobiliários - FOTO: Foto: Agência Brasil

Com o Estadão Conteúdo

Anunciada na semana passada pela Caixa, juntamente com outras medidas relacionadas ao crédito imobiliário, pessoas com dificuldades de quitar as parcelas da casa própria vão poder reduzir o valor pago em até 50% dependendo do contrato. A medida já está valendo e pode ser solicitada através do aplicativo Habitação Caixa ou através do WhatsApp do banco. A alternativa permite que os clientes retomem o pagamento de forma gradual.

O pagamento parcial funciona assim: o cliente pode optar por fazer o pagamento de 75% do valor integral da parcela por um período de seis meses ou pagar 50% por três meses. A Caixa alerta que a opção não é uma pausa emergencial nas prestações, ou seja, não haverá desconto ou redução na parcela. A quantia que não for paga no período de pagamento parcial será incorporada ao saldo devedor do contrato e diluído no prazo remanescente.

A medida também não isenta da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. A taxa de juros e o prazo contratados não sofrem alteração. A Caixa acredita que o pagamento parcial beneficiará 620 mil clientes. Na última quarta-feira (14), o banco anunciou a marca de R$ 500 bilhões de carteira de crédito imobiliário, além de cinco medidas para estimular o setor.

Veja como solicitar a redução das parcelas:

1. Acessar o aplicativo Habitação Caixa, disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS;
2. Clicar na aba Negociação Emergencial;
3. Preencher campo com CPF e senha;
4. Clicar na opção "Pagamento parcial da prestação";
5. Escolher entre a opção "75% do valor da prestação por 6 meses" ou "50% do valor da prestação por 3 meses";
6. Para contratos em atraso, há também a opção de atendimento pelo WhatsApp – 0800 726 0104, opção 3.

Outras medidas anunciadas pela Caixa

Entre essas medidas, a Caixa anunciou redução de 0,50 ponto porcentual nos empréstimos que têm recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e baseados na TR, sendo que a taxa mínima caiu para TR mais 6,25% ao ano e máxima para TR mais 8% ao ano. A nova taxa passa a valer no dia 22 de outubro.

A Caixa também vai prorrogar até o fim do ano a possibilidade de carência para início do pagamento das parcelas dos novos contratos imobiliários. Na aquisição de imóveis novos, para os clientes pessoas físicas, o pagamento do encargo mensal, composto de juros e amortização, incidirá após seis meses da contratação. Nesse período, serão cobrados seguros e taxa de administração do contrato. A Caixa estima alcançar mais de 30 mil clientes até o final do ano com essa medida.

O banco informou também promoverá feira online da Casa Própria e oferecerá a partir desta segunda-feira (19) o crédito habitacional 100% digital. De acordo com o banco público, desde o início do ano passado, foram concedidos R$ 172 bilhões em crédito imobiliário pela Caixa, beneficiando 887 mil famílias e 2,8 milhões de pessoas. No mesmo período, foram contratados 3,6 mil empreendimentos para a produção de 450 mil novas unidades habitacionais, gerando 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos.

Segundo a Caixa, de janeiro de 2019 até agosto de 2020, a participação de mercado do banco na contratação de financiamentos imobiliários com recursos do SBPE evoluiu de 24,8% para 44,9%.

Comentários

Últimas notícias