INFRAESTRUTURA

Reservatório de Sobradinho terá vazão aumentada

A vazão de Sobradinho vai sair de 800 metros cúbicos nesta sexta-feira (30) por segundo para 2,6 mil metros cúbicos por segundo no próximo dia 04

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/10/2020 às 21:06 | Atualizado em 30/10/2020 às 4:29
BOBBY FABISAK
A vazão de Sobradinho chegará a 2,6 mil metros cúbicos por segundo no próximo dia 04 de novembro - FOTO: BOBBY FABISAK

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vai aumentar a vazão do Reservatório de Sobradinho que sairá de 800 metros cúbicos por segundo para 1.100 metros cúbicos por segundo a partir desta sexta-feira (30). A intenção é aumentar, gradativamente, a quantidade de água liberada até chegar em 2.600 metros cúbicos por segundo no próximo dia 04 de novembro. Há sete anos, a vazão do lago não liberava essa quantidade de água porque a caixa d'água que abastece o São Francisco está em escassez hídrica há, pelo menos, uma década.

>> Lago de Sobradinho tem vazão reduzida

O aumento da vazão vai atender a um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que decide o quanto cada geradora vai produzir de energia assim como a quantidade de água a ser armazenada nos reservatórios das principais hidrelétricas do País. No último dia 22, o reservatório de Sobradinho estava com 61,21% do seu volume útil e a vazão do lago saiu de 1,3 mil metros cúbicos para 800 metros cúbicos por segundo cumprindo uma determinação do ONS. Na época, foi divulgado que a água de Sobradinho seria poupada por causa da estiagem que atingiu a área dos reservatórios das principais hidrelétricas do Centro-Sul do País.

As alterações na vazão mexem com todos os produtores de agricultura irrigada que estão abaixo de Sobradinho, como é o caso do polo de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, um dos maiores produtores do País.

O aumento gradativo da vazão vai ocorrer dentro de um cronograma. A partir do dia 31 deste mês, serão liberados 1,4 mil metros cúbicos por segundo, passando para 1,7 mil metros cúbicos em 1º de novembro. No dia seguinte, vai para 2 mil metros cúbicos. No dia 03, serão liberados 2,3 mil metros cúbicos por segundo.

Antes dessa estiagem que permaneceu por uma década, era rotineiro aumentar a vazão de Sobradinho, um pouco antes de começar o período úmido na área das nascentes do São Francisco. O próximo período chuvoso da caixa d'água que abastece o Rio São Francisco começa em novembro deste ano e vai até maio de 2021. E o período seco (com pouca chuvas) ocorre de maio até novembro.No último período úmido, o armazenamento de água de Sobradinho passou de 90%. O lago pode armazenar até 60% de toda a água usada para gerar energia no Nordeste.

Ainda de acordo com informações da Chesf, o Reservatório de Itaparica, da Usina de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, está sendo monitorado para manter seu volume útil no patamar de 30%. A vazão de Xingó, em Sergipe, será mantida em 2.300 metros cúbicos por segundo, podendo chegar a 3.000 metros cúbicos por segundo, de acordo com a necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) que leva energia a quase a totalidade dos lares brasileiros.

A Chesf informou que a população não deve ocupar as áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, entre o trecho de Sobradinho até a foz, com o objetivo de garantir a segurança de todos. Também devem ser evitados banhos em áreas com pedras, porque um maior volume da quantidade de água pode gerar correnteza nesses locais.

 

Comentários

Últimas notícias