RESERVATÓRIO

Vazão histórica em Sobradinho

Angela Fernanda Belfort
Cadastrado por
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 30/10/2020 às 2:00
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
GERAÇÃO Caso as chuvas não sejam suficientes para repor a água nos reservatórios, necessária para a geração hidrelétrica, o ano que vem tem ainda mais riscos de sofrer com os apagões - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vai aumentar a vazão do Reservatório de Sobradinho, que sairá de 800 m³ por segundo para 1.100 m³ por segundo a partir de hoje (30). A intenção é aumentar, gradativamente, a quantidade de água liberada até chegar em 2.600 m³ por segundo na próxima quarta-feira (4). Há sete anos a vazão do lago não liberava tamanho volume, uma vez que a caixa d'água que abastece o São Francisco está em escassez hídrica há, pelo menos, uma década.

O aumento da vazão vai atender a um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que decide o quanto cada geradora vai produzir de energia, assim como a quantidade de água a ser armazenada nos reservatórios das principais hidrelétricas do País. No último dia 22, o reservatório de Sobradinho estava com 61,21% do seu volume útil e a vazão do lago saiu de 1,3 mil m³ para 800 m³ por segundo, cumprindo uma determinação do ONS. Na época, foi divulgado que a água de Sobradinho seria poupada por causa da estiagem que atingiu a área dos reservatórios das principais hidrelétricas do Centro-Sul do País.

As alterações na vazão mexem com todos os produtores de agricultura irrigada que estão abaixo de Sobradinho, como é o caso do polo de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, um dos maiores produtores do País.

Antes dessa estiagem que permaneceu por uma década, era rotineiro aumentar a vazão de Sobradinho, um pouco antes de começar o período úmido na área das nascentes do São Francisco. O próximo período chuvoso da caixa d'água que abastece o Rio São Francisco começa em novembro deste ano e vai até maio de 2021. Já o período seco (com pouca chuvas) ocorre de maio até novembro. No último período úmido, o armazenamento de água de Sobradinho passou de 90%. O lago pode armazenar até 60% de toda a água usada para gerar energia no Nordeste.

Ainda de acordo com informações da Chesf, o Reservatório de Itaparica, da Usina de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, está sendo monitorado para manter seu volume útil no patamar de 30%. A vazão de Xingó, em Sergipe, será mantida em 2.300 m³ por segundo, podendo chegar a 3.000 m³ por segundo, de acordo com a necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) que leva energia a quase a totalidade dos lares brasileiros.

A Chesf informou que a população não deve ocupar as áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, entre o trecho de Sobradinho até a foz, com o objetivo de garantir a segurança de todos. Banhos em áreas com pedras devem ser evitados.

Marcello Casal JrAgência Brasil
Em pouco mais de nove horas, mais de 3,5 milhões de chaves foram cadastradas no Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos operado pelo Banco Central (BC) - FOTO:Marcello Casal JrAgência Brasil

Comentários

Últimas notícias