Na China, a "Black Friday" é um pouco diferente. Pra começar do dia em que é realizada, aqui no Brasil e nos demais países que a adotam, a data com milhares de promoções acontece em uma sexta-feira, como o próprio nome já sugere. No entanto, no país asiático, as ofertas e os descontos acontecem no Dia dos Solteiros, celebrado em todo 11 de novembro, independente do dia da semana. Este ano, a "Black Friday Chinesa" acontece das 5h desta quarta-feira (11) até às 4h59 da sexta-feira (13), no horário de Brasília. Neste período, marcas como Apple e Xiomi terão os produtos até 70% mais baratos através do site AliExpress, do grupo chinês Alibaba.
- Consumidores vão comprar ainda mais pela internet na Black Friday deste ano
- RioMar Online inicia primeira semana da Black Friday
- Correios lançam campanha de Black Friday e curso grátis de e-commerce
- Operadora promove super live com dicas de viagens e oferece descontos de até 50% em pacotes durante a Black Friday
- Black Friday 2020: sócios do JC Clube têm descontos maiores em lojas de semijoias
Além de produtos até 70% mais baratos, o consumidor ainda tem a oportunidade de adicionar cupons promocionais, que podem proporcionar um produto até 96% mais barato. Desta forma, uma Xiaomi Mi Band 5 Smart Bracelet, pode custar apenas US$ 1 com o código de desconto "XMB1111".
“Esta será a primeira vez em que integraremos no Brasil as ofertas, que consagraram o 11.11 como maior data mundial de compras, com ações que misturam diversão e entretenimento”, afirmou Yan Di, do e-commerce AliExpress. A empresa implementou há pouco medidas para reduzir o tempo de entrega dos pedidos feitos por brasileiros. Agora, três voos fretados vem para o Brasil semanalmente, com produtos vendidos pela loja chinesa. Além disso, o número de itens com frete grátis foi ampliado, novas formas de pagamentos foram adicionadas e o os clientes passaram a ser atendidos também em português.
Criado em 2009, o 11 de novembro, conhecido como "11.11" busca transformar o ato de comprar online em uma atividade social, que pode ser bastante divertida. Artistas, influencers e streammers famosos participam anualmente das publicidades. Um exemplo disso são as gringas Taylor Swift e Katy Perry, e as brasileiras Gretchen e Gracyane Barbosa, que foram nomes utilizados para promover o evento chinês.
Só no ano de 2019, quase US$ 40 bilhões em venda de produtos online foram movimentados por conta da data. Este número é cinco vezes mais que o volume registrado na segunda data mais importante do comércio digital do mundo, a Black Friday americana.
Descontos na Americanas
A empresa brasileira Americanas, também entrou na onda do "11.11" e irá disponibilizar produtos com até 60% de desconto. Além disso, todos os produtos que participarem da promoção terão frete grátis e garantia de entrega. Quem pagar através do aplicativo Ame Digital terá até 12% do valor de volta em itens selecionados.
Está já é a segunda vez que a rede varejista participa da "Black Chinesa". “Temos um time dedicado ao Americanas Mundo, que garante os melhores produtos e preços. Conseguimos negociações especiais com lojistas parceiros e os produtos internacionais com desconto no site e no app”, explicou Marcelo Nunes, diretor financeiro da B2W Digital – dona da plataforma digital Americanas em entrevista à revista EXAME.
Comentários