Infraestrutura

Golar Power vai fornecer gás natural liquefeito para o Distrito Industrial de Camela, em Ipojuca

Empresa norueguesa vai instalar terminal em Suape para fornecer GNL a Pernambuco e demais estados do Nordeste

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 10/12/2020 às 19:46
DIVULGAÇÃO
NAVIO TANQUE Empresa vai implantar terminal de gás em Suape - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

A Golar Power - uma das maiores empresas de logística de gás natural liquefeito (GNL) do mundo - firmou parceria com a Prefeitura de Ipojuca e a Companhia Pernambucana de Gás Natural (Copergás) para levar gás natural liquefeito (GNL) ao Distrito Industrial de Camela. A oferta de GNL vai garantir mais competitividade ao distrito, que está em fase de instalação de sua infraestrutura e deve começar a operar em 2021. Em março deste ano, a Golar assinou protocolo de intenções com o governo de Pernmabuco para implantar um terminal de GNL no Complexo de Suape, com investimento de R$ 1,8 bilhão e geração de 300 empregos. 

Desde então, a Golar vem desenvolvendo um trabalho conjunto com a Copergás para o fornecimento de gás natural em Garanhuns e Petrolina. “Esperamos que em Ipojuca, e conte conosco para isto, prefeita, nós possamos desenvolver diversos projetos, nos quais nos comprometemos a utilizar prioritariamente a mão de obra local”, disse o vice-presidente da Golar Power, Marcelo Rodrigues. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ipojuca, Marcos Queiroz, destaca a importância da geração de emprego do Distrito Industrial para o município, que desde a desmobilização das obras da Refinaria Abreu e Lima e da recuperação judicial do Estaleiro Atlântico Sul vem enfrentando o aumento do desemprego. "Apesar disso, temos mão de obra preparada na cidade, em condição de ocupar os postos de trabalho", afirma. Ele diz que o distrito está em fase de implantação da infraestrutura, com a construção dos acessos viários e colocação da iluminação, da água e o próximo será o gás. 

“É uma honra ter a presença da Golar Power no nosso município e saber que o trabalho que realizam no mundo, comercializando o GNL, dando a possibilidade de grandes indústrias trabalharem com energia sustentável e mais competitiva, chegará a Ipojuca. Saber que vamos levá-los para o nosso Distrito Industrial que se localiza em Camela também nos anima. André Campos já é um parceiro nosso e tenho certeza de que a Copergás, junto com vocês, nos ajudarão a fazer do Distrito Industrial ainda mais atrativo para as empresas se instalarem e geraram emprego para o nosso povo”, afirma a prefeita Célia Sales. 

INTERIORIZAÇÃO

O presidente da Copergás, André Campos, destaca a parceria com a Golar para levar GNL a Garanhuns e Petrolina. "Pelo nosso contrato é para atender Petrolina a partir de abril e Garanhuns entre junho e julho. A Golar está em fase de preparação conseguindo o licenciamento ambiental e outras documentações para começar a funcionar. Se o terminal não entrar em operação até o primeiro trimestre de 2021, uma alternativa será trazer o gás de Sergipe até Pernambuco por caminhão, a partir do terminal sergipano da companhia", observa. 

Em Garanhuns a Copergás já fechou parceria para fornecer GNL a Nestlé e em Petrolina tem contrato com a Gypsum - fabricante de placas de drywall fornecedora de sistemas construtivos para forros, paredes, revestimentos e produtos à base de gesso. 

 

Comentários

Últimas notícias