Cursos

Paço do Frevo terá projeto para incentivar empreendedorismo jovem na área de economia criativa

Projeto "Paço Criativo" formará mais de 1.800 jovens ao longo de 2021 e contará com mais de 80 professores qualificados

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/01/2021 às 17:28
ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR
Paço do Frevo promove cursos para qualificar jovens e professores - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR
Leitura:

O Paço do Frevo, equipamento cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, começa 2021 com o projeto Paço Criativo. O programa vai oferecer ações para fomentar a economia criativa e a sustentabilidade dos profissionais que integram a cadeia produtiva do ritmo, que é patrimônio imaterial da humanidade.

Resultado da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), que gere o museu, e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a iniciativa deve formar mais de 1.800 jovens e contará com mais de 80 professores qualificados no Paço, espaço de referência na salvaguarda do frevo e da cultura popular, contemplando diversas ações de acesso, fruição e difusão de iniciativas culturais e educacionais para estimular a circulação de conhecimentos e habilidades.

O projeto inclui cursos e materiais pedagógicos para os participantes, além de um programa de mediação e vivências nos espaços físicos do museu. As atividades serão finalizadas com a criação conjunta de exposição protagonizada pelos jovens, que integrará a programação do Paço do Frevo.

O calendário de execução do Paço Criativo se divide em três etapas. De janeiro a fevereiro de 2021, serão realizadas as visitas mediadas com os participantes do projeto, com proposta de ambientá-los à vivência do museu e do patrimônio. De março a julho, ocorrerão os cursos profissionalizantes relacionados ao campo da cultura. Já em agosto, a formação volta-se à técnica de produção, que culminará na realização de uma exposição coletiva e um seminário público no final do ano.

Dentre os cursos oferecidos pelo Paço Criativo, os inscritos aprenderão sobre elaboração de projetos culturais, comunicação, marketing digital, cultura sustentável, criação e produção audiovisual, iluminação cênica, mobiliário e expografia, além de terem oportunidade de desenvolver experiências de roadie, danças brasileiras e empreendedorismo.

As aulas que serão oferecidas para jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades das periferias do Recife e da Região Metropolitana, serão realizadas pelo Paço do Frevo, já reconhecido centro educacional contemplado pelo prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, na categoria Formação, e o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2017 e 2019. O Paço também já promove iniciativas voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico das comunidades do frevo, a exemplo do projeto La Ursa, iniciado em 2019.

“O Paço é um local de preservação, mas também de criação. Com esta iniciativa, estarão sendo criadas oportunidades para a juventude. Milhares de jovens serão beneficiados, mas a cidade e o frevo também ganham com o Paço Criativo. Uma ação que já nasce sob a marca da parceria. Reunindo esforços, a gente sempre pode fazer mais”, assegura o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, José Manoel Sobrinho, toda ação que celebre a força da educação, da formação e da comunhão cultural entre povos tem um enorme potencial transformador. "A cultura é - e sempre foi - o idioma universal da cidadania."

O diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, também celebra a parceria. “A OEI ressalta que a cultura é também uma ferramenta de desenvolvimento, emprego e renda por meio dos diversos segmentos da economia criativa. Em toda a região, a OEI coopera para o desenvolvimento da cultura e da educação, procurando incluir e valorizar a produção brasileira e ibero-americana, dando destaque para a formação de jovens e fomentando o empreendedorismo."

“A OEI traz o fortalecimento do papel da educação no Paço do Frevo. Será fomentador e parceiro para o desenvolvimento de novos modelos e experiências, que contribuirão para melhores práticas educacionais impactantes para as comunidades e para a juventude, o estímulo ao desenvolvimento sustentável da cadeia da cultura e a natural ampliação de públicos do nosso querido Paço. Também amplia nossa conexão com outras expressões culturais no mundo ibero-americano, e, em especial, a cultura brasileira, com a presença da OEI em outros importantes projetos no país”, assegura Ricardo Piquet, diretor presidente do IDG.

PAÇO DO FREVO

Localizado na Praça do Arsenal, o Paço do Frevo se encontra no território onde nasceu o Recife e de onde tudo se espraia, a alguns passos do Marco Zero. Inaugurado em 9 de fevereiro de 2014, justamente na data em que se celebra o Dia do Frevo, o Paço é um produto do programa de Salvaguarda do Frevo, criado e proposto pela Prefeitura do Recife ao Iphan, junto com a inscrição da tradição que emana das ruas do Recife como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

A gestão do equipamento, mantido pelo poder municipal, é feita pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Com realização da Fundação Roberto Marinho, o Paço conta com o patrocínio master do Itaú, patrocínio da White Martins, apoio cultural do Itaú Cultural e apoio do Grupo Globo, através do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O espaço cultural apresenta-se como um local de incentivo à difusão, à pesquisa, e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de seis anos, recebeu quase 660 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas.

OEI

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação multilateral da Ibero-América, fundado em 1949 com o objetivo de promover a cooperação na região nas três áreas de atuação. Atualmente, 23 Estados são membros da OEI, com escritórios em 18 países, além da sede da Secretaria-Geral na Espanha. No Brasil, a OEI atua desde 2004, com execução de acordos de cooperação. Na área cultural contribui para o fortalecimento da capacidade técnica, promoção e sustentabilidade da função social e educativa de iniciativas culturais.

SERVIÇO:

PAÇO CRIATIVO

Etapa 1 |Visita guiada ao Paço do Frevo

Quando: Janeiro e fevereiro de 2021

Público Alvo: Jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e RMR

Local de Realização: Paço do Frevo

Etapa 2 |Cursos profissionalizantes em cultura e empreendedorismo

Quando: Março a julho de 2021

Público Alvo: Jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e RMR

Local de Realização: Comunidades atendidas pelo Projeto

Etapa 3 |Cursos de Produção e execução e exposição colaborativa

Quando: agosto a dezembro de 2021

Público Alvo: Jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e RMR

Local de Realização: Paço do Frevo e Comunidades atendidas pelo Projeto

 

Comentários

Últimas notícias