Fiat faz parceria para desenvolver aeronave elétrica de baixo custo
O eVTOL (foto) será apresentado ainda este ano e entrará em produção em 2023, utilizando componentes e recursos de engenharia do Grupo FCA (Fiat/Chrysler)
A startup californiana Archer e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciaram um acordo para acelerar o desenvolvimento de uma aeronave totalmente elétrica de baixo custo. A ideia é permitir que a Archer se beneficie da cadeia de suprimentos da FCA e da experiência em engenharia e design do grupo automotivo.
Com sede na Califórnia, a Archer está criando a primeira companhia aérea totalmente elétrica do mundo, para transportar pessoas por cidades "de maneira rápida, segura, sustentável e econômica", diz a empresa. A chamada nova era da mobilidade aérea sustentável, será um mercado que a consultoria Morgan Stanley estima que representará US$ 1,5 trilhão em 2040.
ACESSÍVEL
A Archer irá fabricar aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL) em alto volume, com a intenção de iniciar a produção em 2023. A FCA, empresa-mãe de marcas de automóveis estabelecidas incluindo Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep e Ram, já colaborou nos elementos de design da cabine da primeira aeronave de Archer, que deve ser revelada no início de 2021. A aeronave 100% elétrica será capaz de viajar distâncias de até 100 km a 240 km/h. Por meio dessa colaboração anunciada, as empresas trabalharão juntas para diminuir significativamente o custo de produção, permitindo que a Archer ofereça serviços com preços acessíveis aos clientes.
“Estamos extremamente focados em uma abordagem que prioriza o cliente para o projeto de veículos e operações de aeronaves”, disse Brett Adcock, co-fundador e co-CEO da Archer. “Agora estamos trabalhando com um parceiro automotivo experiente e líder do setor para alavancar os benefícios de custo e a experiência que permitirão à Archer produzir milhares de aeronaves de maneira confiável e econômica todos os anos", afirmou Adcock.
“A eletrificação no setor de transporte, seja nas estradas ou no ar, é o futuro e, com qualquer tecnologia nova e em rápido desenvolvimento, a escala é importante”, disse Doug Ostermann, vice-presidente e chefe de Desenvolvimento de Negócios Globais da FCA. “Nossa parceria com a Archer tem benefícios mútuos e permitirá que soluções de transporte inovadoras e ecológicas sejam colocadas no mercado em um ritmo acelerado", concluiu Ostermann.
- Quem é Juliana Coelho, a mulher que vai comandar a Jeep em Pernambuco
- Após anunciar pernambucana na direção, Fiat confirma mais investimentos para a fábrica da Jeep em Goiana
- Jeep firma parceria com UPE para formar especialistas em Ciências de Dados na fábrica de Goiana
- Estaria a Ford seguindo os passos da Jeep no Brasil?