Abrasel critica fechamento de bares e restaurantes do Bairro do Recife e do Sítio Histórico de Olinda no Carnaval
Associação pediu fiscalização rigorosa contra aglomerações, inclusive festas clandestinas, "para que os empresários não sejam penalizados em vão"
Logo após o governo de Pernambuco anunciar, nesta quarta-feira (10), a proibição do funcionamento de bares, restaurantes e comércio ambulante no Sítio Histórico de Olinda e no Bairro do Recife durante o Carnaval, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) divulgou nota afirmando que a decisão causará prejuízos aos estabelecimentos.
"Entendemos que a intenção é evitar aglomerações em pontos turísticos, mas precisamos externar que o decreto causará prejuízos aos estabelecimentos e lembramos que a imensa maioria deles vêm colaborando com os protocolos de segurança. Diante disto, pedimos fiscalização rigorosa contra aglomerações, inclusive festas clandestinas, para que os empresários não sejam penalizados em vão", diz trecho da nota.
A Abrasel-PE afirmou ainda que, nas demais localidades, o funcionamento dos estabelecimentos segue normalmente, inclusive com o Festival Gastronômico “Eu tenho mais que tá nessa”, criado para estimular os negócios do setor, que serão afetados pela baixa circulação de pessoas.
- Sem Carnaval, saiba o que está sendo feito em Pernambuco para ajudar quem trabalharia na festa
- Auxílio emergencial deve voltar após o Carnaval e fora do teto de gastos, diz jornal
- Governo de Pernambuco proíbe funcionamento de bares, restaurantes e ambulantes no Bairro do Recife e Sítio Histórico de Olinda no fim de semana do Carnaval
- Governo de Pernambuco cria auxílio emergencial para artistas do ciclo carnavalesco
- Cantora Carla Rio faz live carnavalesca no Instagram
Os bares e restaurantes que desobedecerem o decreto, que será publicado nesta quinta-feira (11), estarão sujeitos à notificação pelo Procon e ao pagamento de multa. A população pode denunciar a abertura dos estabelecimento pelo número do Procon: 3181.7000. As pessoas que burlarem a regra e realizarem festas clandestinas poderão responder criminalmente.
Decreto
Em decorrência dos altos números da pandemia do novo coronavírus, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a proibição do funcionamento de bares, restaurantes e comércio ambulante no Bairro do Recife, na área Central da capital e na Cidade Alta de Olinda, na Região Metropolitana, no fim de semana de Carnaval. O decreto irá valer das 20h desta sexta-feira (12) até as 6h da segunda-feira (15).