BRASIL

INSS suspende obrigação de prova de vida por mais 2 meses e amplia prova digital

"É uma medida para dar tranquilidade a todos os aposentados e pensionistas", destacou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 23/02/2021 às 12:37 | Atualizado em 18/05/2021 às 18:43
Notícia
X
Em razão da continuidade da pandemia de covid-19, o Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram nesta terça-feira, 23, a prorrogação por mais de 60 dias da suspensão da necessidade de prova de vida para aposentados e pensionistas. "É uma medida para dar tranquilidade a todos os aposentados e pensionistas", destacou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.
 
O governo também anunciou nesta terça a expansão do uso da prova de vida por biometria facial, de 500 mil pessoas no projeto piloto para os 5,3 milhões de aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida em 2020.
O presidente do INSS, Leonardo Rolim, explicou que a prova de vida digital poderá ser feita por meio do aplicativo "Meu gov.br", sem que as pessoas precisem ir a uma agência bancária. As informações serão comparadas com as bases de dados biométricos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
 
"A partir de maio, a prova de vida voltará a ser obrigatória. E isso pode ser feito também pelo celular, sem sair de casa", detalhou Rolim. "Estamos confiantes de que a maior parte da população conseguirá fazer a prova de vida de maneira simples", completou.
 
Para Bianco, a tecnologia possibilitará que servidores do INSS possam ser remanejados para outras áreas do órgão. "De maneira otimista, a pandemia nos obrigou a tomar com mais rapidez medidas que já tomaríamos. A prova de vida digital traz dinâmica, segurança, praticidade e faz com que possamos ser mais objetivos e simples na prestação dos serviços. A população ganha e o setor público também ganha", avaliou.

Tags

Autor