SOLIDARIEDADE

RioMar Online disponibiliza ferramenta para realizar doações para a ONG CasaRosa

A contribuição ajudará na manutenção do albergue da instituição, onde mulheres do interior do Estado se hospedam enquanto realizam o tratamento de quimioterapia e radioterapia

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/03/2021 às 14:24 | Atualizado em 09/03/2021 às 15:31
Notícia
X

Durante março, mês dedicado a Mulher, o RioMar Online em parceria com o Instituto JCPM, promove uma nova ação solidária. Agora, será possível realizar doações para a ONG CasaRosa, que acolhe vítimas do câncer de mama, por meio da plataforma. A contribuição ajudará na manutenção do albergue da instituição, onde ficam hospedadas mulheres que chegam do interior para se submeterem ao tratamento de quimioterapia e radioterapia nos hospitais públicos da capital pernambucana.

Quem deseja contribuir deverá acessar o site do RioMar Online, escolher a opção ação solidária, definir o valor da doação a partir de R$ 20 e, por meio do cartão de crédito, contribuir com a instituição social sem precisar sair de casa. Todos os valores são destinados diretamente à instituição social beneficiada. 

CasaRosa

O recebimento do diagnóstico de uma doença como câncer não é fácil. Para as mulheres, esse tipo de diagnóstico nas mamas pode causar abalos que vão além das dores físicas. Pensando nisso, surgiu há sete anos a ONG CasaRosa. A iniciativa voluntária foi tomada por Bruna Trajano, Cristina Maranhão e Kadja Camilo, juntamente com um time de conselheiras. Elas disponibilizaram uma sede para pacientes do interior do Estado que precisam se submeter ao tratamento de quimioterapia e radioterapia nos hospitais públicos do Recife.

"Além do acolhimento institucional, as usuárias dispõem de assistência psicossocial, fisioterapia e orientação nutricional oferecidas por profissionais que atuam voluntariamente na instituição, de forma sistemática. As usuárias também têm acesso aos serviços de micropigmentação de aréolas e de sobrancelhas, lenços, perucas e outros serviços propostos por parceiros com intuito de contribuir para a elevação da autoestima em sintonia com a qualidade de vida nesta fase tão delicada”, explica a fundadora, Cristina Maranhão. Desde a sua fundação no ano de 2014, a instituição disponibilizou 6.402 diárias, incluindo enxoval e itens de higiene pessoal e 19.206 refeições, contando com café da manhã, almoço e jantar.

O trabalho da organização é realizado graças às doações, de pessoas físicas e jurídicas, e o auxílio de voluntários como assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. O local aceita diversos itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal e outras necessidades das mulheres albergadas. A CasaRosa também necessita de auxílio para realizar o pagamento de despesas como energia, gás, internet/telefone e o aluguel da casa.

Para que as usuárias possam ter esse conforto em um momento muito difícil, inclusive com acompanhantes, é preciso que haja o encaminhamento médico especial ou através do serviço social de pontos como Oswaldo Cruz, IMIP, Hospital das Clínicas, Barão de Lucena e Hospital do Câncer. “Elas podem ficar conosco durante todo o tratamento, geralmente, em torno de 40 dias, incluindo os finais de semana. Na intenção de acolher bem, fazendo com que se sentam em casa, com privacidade, prezamos apenas por mulheres, sendo uma das poucas entidades do segmento com gênero específico na região”, afirma uma das diretoras, Kadja Camilo.

Tags

Autor