SUSTENTABILIDADE

Hospital da Mulher do Recife vai ter usina de energia solar e economizar na conta de luz

A unidade deverá ter uma economia de R$ 240 mil por ano na conta de energia. A geração solar será implantada dentro do Programa de Eficiência Energética da Celpe

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 09/03/2021 às 17:06 | Atualizado em 09/03/2021 às 17:17
Notícia
X

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai implantar em parceria com a Prefeitura do Recife uma usina solar fotovoltaica no Hospital da Mulher do Recife (HMR)– Doutora Mercês Pontes Cunha, localizado no bairro do Curado, Zona Oeste da cidade. O sistema possuirá cinco sistemas de 60 quilowatt pico (kWp) e dois de 10kWp, totalizando a capacidade instalada de 320kWp. A expectativa é que a geração promova uma economia anual de 536,7 megawatt hora (MWh) de energia elétrica. Isso vai significar uma economia anual de R$ 240 mil na conta de luz da unidade de saúde.

A usina solar do Hospital da Mulher será construída dentro do Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As obras para a instalação das 725 placas solares devem começar ainda nesta semana, de acordo com informações da Celpe.

A intenção da concessionária é entregar a usina pronta e funcionando para a Prefeitura do Recife até o final do mês de maio. “A Celpe decidiu instalar a usina no Hospital da Mulher porque entende que a instituição desempenha um trabalho relevante para a saúde e o bem-estar das mulheres da cidade e municípios vizinhos. Além de proporcionar uma economia na conta de energia elétrica, a unidade de saúde passará a consumir eletricidade de uma fonte limpa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Desenvolvido pela pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, o projeto Recife Cidade de Eficiência Energética visa instalação de painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos das áreas da saúde, educação, esporte e no edifício-sede da Prefeitura. O HMR foi escolhido como piloto para representar o modelo municipal de eficiência energética. Implantar mais empreendimentos de energia limpa é uma forma de contribuir para o enfrentamento às mudanças climáticas, pois uma parte da energia ainda é gerada queimando combustível fóssil.

Pelos cálculos da Celpe, a instalação do equipamento vai resultar numa redução de cerca de 7 mil toneladas de Carbono que seriam emitidas pelo município. O Carbono é um dos gases que contribuem para o aquecimento global. Esta energia é considerada limpa, pois não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

O projeto Recife Cidade de Eficiência Energética (RCEE) foi selecionado pelo Programa Urban-LEDS II para receber apoio direto de consultoria especializada contratada pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Agora, o programa recebe a parceria da Celpe para a execução e instalação da usina solar.“O desafio da crise climática e da questão da sustentabilidade sempre foi algo que colocamos de maneira muito decisiva. Essa é uma pauta que tem que juntar todo mundo, governo, iniciativa privada e sociedade, então a Prefeitura conseguiu aprovar o projeto junto ao ICLEI e órgãos internacionais e agora ele sai do papel com o apoio da Celpe. A sustentabilidade é uma pauta urgente e nós vamos continuar avançando nessa área”, afirmou o prefeito João Campos (PSB).

Além da instalação de uma nova usina fotovoltaica, a Celpe promoveu a substituição de 4.336 lâmpadas na instituição, em 2018, gerando uma economia de 66,16 MWh/ano.

Tags

Autor