ELETRICIDADE

Com bandeira amarela na conta, Celpe oferece dicas sobre como economizar energia

Apesar da manutenção do aumento, é possível minimizar os impactos da cobrança extra realizando pequenas mudanças na rotina

Imagem do autor
Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 01/03/2021 às 17:23
Notícia
X

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira (26), que durante o mês de março a bandeira tarifária seguirá amarela, custando R$ 1,343 para cada 100kWh consumidos. De acordo com a agência, a decisão de manter a cobrança é justificada pelo baixo estoque das hidrelétricas. “Os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional ainda apresentam estoques reduzidos para essa época do ano, em função do volume de chuvas muito abaixo do padrão histórico registrado entre setembro e janeiro”, afirmou por meio de nota.

Apesar da manutenção do aumento, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), destaca que é possível minimizar os impactos da cobrança extra. A distribuidora oferece uma série de dicas de economia para os consumidores. Confira:

Aparelhos elétricos eficientes

Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Quem puder, deve substituir os aparelhos por versões mais novas e com selo PROCEL de eficiência energética. A troca deverá ajudar na economia de energia e redução das contas. Na hora da compra, o consumidor deverá pesquisar os modelos e potências para saber quais são mais eficientes. 

Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora

Alguns consumidores acreditam que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas a verdade não é exatamente essa. O monitor do equipamento pode ser desligado sempre que o usuário se ausentar do ambiente. Se as pausas entre os usos forem de mais de uma hora, o ideal é desligar tudo. 

Fique de olho no carregador de celular

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.

Aproveite a luz natural

Confortável para os olhos, a luz natural do dia também ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes que já estão naturalmente iluminados. Procure dar preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

Evite usar a função stand-by dos aparelhos

Evite deixar os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento diretamente. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso.

Escolha lâmpadas LED

Apesar de mais caras, as lâmpadas LED compensam os custos iniciais porque duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. 

Utilize a função “timer” das TVs

Evite dormir com televisores ligados, se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep” e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

Mantenha temperatura agradável do ar condicionado

Para economizar energia, não é preciso desligar o ar condicionado no calor. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.

Tags

Autor