INVESTIMENTO

Celpe investiu R$ 722 milhões em 2020

Os investimentos foram feitos na rede de distribuição elétrica que passa por todo o Estado e concentrados nos projetos de expansão da rede

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 16/03/2021 às 16:57
Notícia
X

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realizou um investimento de R$ 722 milhões na rede de distribuição de energia elétrica no ano passado. O montante foi destinado, principalmente, a projetos de expansão da rede. Foram implantados mais 2.560 quilômetros de rede, instalados 774 equipamentos automatizados (religadores de linha) e 20 alimentadores. Estas iniciativas e equipamentos contribuem diretamente para uma maior qualidade no fornecimento de energia. O consumo residencial em Pernambuco cresceu 4,8% no ano passado e foi o grande responsável pelo consumo de energia se manter estável num ano em que ocorreu um recuo de 1,4% da economia pernambucana. 

>> Desconto para quem está com a conta da Celpe atrasada via até sexta (19)

Ainda em 2020, a distribuidora colocou em operação seis novas subestações, localizadas nos municípios de Itaíba, Tacaratu, Serra Talhada, Bodocó, Canhotinho e Ipojuca. Esses equipamentos contribuem para o abastecimento de mais de 105 mil clientes e são importantes pra receber mais energia em alta tensão e transferir a mesma para a rede que chega na casa dos clientes. As subestações também permitem que essas cidades possam receber mais energia, caso seja necessário, como por exemplo quando chega um grande empreendimento industrial. 

"Mesmo com a pandemia, mantivemos um plano de investimento robusto, porque continuamos acreditando que haverá uma retomada da economia e precisamos estar preparados para isso. Os investimentos do setor elétrico não são de curto prazo", resume o presidente da Celpe, Saulo Cabral. 

O investimento também incluiu a automatização do sistema com a instalação de 730 equipamentos inteligentes. Este tipo de equipamento ajuda a haver um reestabelecimento mais rápido do serviço, quando há uma interrupção no fornecimento. “Todos esses investimentos, aliados às demais ações adotadas por nossas equipes, contribuíram para manter os níveis de qualidade no fornecimento de energia. Encerramos o ano passado com os índices de qualidade melhores do que os limites regulatórios estabelecidos pela Aneel”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral. 

Em 2020, a empresa alcançou 3,8 milhões de clientes em sua área de concessão que abrange 184 municípios pernambucanos, além da Ilha de Fernando de Noronha e a cidade Pedras de Fogo, na Paraíba. Desse total, mais de um milhão de clientes estão inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica, um acréscimo de aproximadamente 20% quando comparado ao período anterior.

O número de novas ligações realizadas chegou a 137 mil. A classe residencial foi o que apresentou o maior aumento do consumo, aumentando 4,8% em relação a 2019. "Esse foi um número médio. Chegou até a ser maior em alguns períodos do ano passado, quando as pessoas estavam dentro das suas casas por causa da pandemia. O crescimento do consumo residencial fez o consumo como um todo ficar estável no Estado", conta Saulo. Grandes clientes como o comércio e a indústria consumiram menos energia no ano passado devido à crise sanitária. O consumo residencial também cresce com o aumento da temperatura, como ocorreu no último trimestre do ano passado. 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Durante a pandemia, a Celpe doou 155 refrigeradores científicos para armazenar as vacinas dentro do programa de eficiência energética da distribuidora que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  Estes equipamentos enviam um alerta ao responsável pelo equipamento, em caso de falta de energia ou de variação da temperatura, inadequada para manter o imunizante. Os refrigeradores estão sendo distribuídos com mais de 130 municípios que apresentam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo no Estado. 

Dentro deste programa, a distribuidora substituiu aproximadamente 84 mil lâmpadas incandescentes por equipamentos de LED com a finalidade de promover a eficientização de prédios públicos. Em áreas de comunidade, foram cerca de 69 mil trocas. Apenas essas duas ações foram responsáveis pela economia de 2.526,62 MWh/ano.

Tags

Autor