MUNDO DO TRABALHO

Carteira de trabalho agora é digital e está no celular

Saiba como resgatar as informações, caso tenha perdido a carteira de trabalho de papel. O documento comprova os anos trabalhados para requerer a aposentadoria

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 26/03/2021 às 20:32 | Atualizado em 26/03/2021 às 21:56
Notícia
X

A pandemia acelerou a digitalização da carteira de trabalho. "Ela se modernizou. Hoje só emitimos a carteira de trabalho pra quem vai ser contratado por órgão público e ainda não está cadastrados no e-social ou jovens que vão se alistar", explica a agente administrativa da Superintendência Regional do Trabalho em Recife Gilka Melo. Desde o ano passado, o documento pode ser baixado de forma digital no aplicativo Carteira do Trabalho e Previdência Social. Ela explica também que o trabalhador que perdeu este documento pode comprovar os vínculos empregatícios que estavam registrados lá, porque essas informações são necessárias, quando se vai requerer a aposentadoria.

Para quem deseja comprovar o tempo trabalhado, "em caso de perda da carteira do trabalho física, a primeira coisa é procurar o INSS que deve ter registrado as entradas e saídas onde o trabalhador foi registrado", explica Gilka. Se a empresa não registrou as contribuições ao INSS, o cidadão tem duas opções. A primeira é apresentar, ao INSS, um extrato do FGTS. A segunda pode ser apresentar as informações que ficam no cadastro do seguro desemprego que recebeu depois da saída desta firma. "Depois de obter os dados, a pessoa pede um acerto ao INSS", aconselha Gilka. Outro documento que pode comprovar o tempo de trabalho numa empresa é a sentença judicial. "Caso não conste em lugar algum, o cidadão vai ter que apelar para a Justiça", afirma.

Com o aplicativo digital, também acabou aquele rito do cidadão trazer a carteira do trabalho para a empresa assinar. Atualmente, o trabalhador fornece o seu CPF à empresa e aí aparecer todo o seu histórico laboral, como a função, o salário, o seguro desemprego (se já tiver utilizado), o abono do PIS-Pasep. É necessário fazer o log in antes de ter acesso ao aplicativo. "A ideia é mostrar todas as informações, inclusive se o INSS está pago no aplicativo", comenta.

Quem tem contrato antigo, também pode baixar o aplicativo porque todo os bancos de dados relacionados ao trabalho formal, como as empresas que recolheram o INSS vão aparecer na carteira digital, de acordo com Gilka. Até solicitar o seguro-desemprego o usuário vai poder fazer pelo aplicativo sem precisar se deslocar.

Tags

Autor