Lojas de materiais de construção podem abrir mais cedo em Pernambuco
As regras para o funcionamento de tais estabelecimentos foram divulgadas em uma portaria publicada na edição desta terça do Diário Oficial do Estado (DOE)
A partir desta terça-feira (6), lojas de materiais de construção localizadas em Pernambuco poderão abrir mais cedo enquanto o novo Plano de Convivência com a covid-19 estiver em vigor no Estado. Esses locais deverão ainda obedecer protocolos específicos para evitar a disseminação do novo coronavírus e limitar sua capacidade de clientes. As regras para o funcionamento de tais estabelecimentos foram divulgadas em uma portaria publicada na edição desta terça do Diário Oficial do Estado (DOE).
- Pernambuco autoriza funcionamento de restaurantes e serviços instalados em clubes sociais
- Aulas presenciais tiveram menos alunos nas escolas privadas de Pernambuco nessa segunda-feira
- "Acreditamos que fizemos o certo", diz secretário de Saúde sobre flexibilização da quarentena em Pernambuco
- Segundo reforço de ônibus no pós-quarentena no Grande Recife
Segundo o documento, as lojas destinadas ao comércio dos materiais de construção deverão funcionar das 7h às 17h de segunda-feira a sexta-feira. Assim como em outros setores econômicos, nos fins de semana e feriados, o horário de funcionamento de armazéns de construção e similares será reduzido e só poderão abrir as portas das 9h às 17h.
Anteriormente, conforme o Decreto n° 50.470 de 26 de março de 2021, lojas de materiais de construção poderiam abrir das 10h às 20h, da segunda a sexta-feira.
Além disso, os estabelecimentos deverão observar a capacidade máxima de um cliente para cada dez metros quadrados, para áreas de circulação, e de um cliente para cada cinco metros quadrados para lojas, exceto aquelas com área inferior a dez metros quadrados, que eventualmente podem receber uma única família com mais membros do que a capacidade máxima estabelecida.
Restaurantes em clubes sociais liberados
A portaria assinada pelos secretários André Longo, da Saúde, e Geraldo Julio, do Desenvolvimento Econômico, entre em vigor no mesmo dia em que um decreto do governador Paulo Câmara autoriza o funcionamento de restaurantes e serviços, como salões de beleza, barbearia e academias de ginástica, instalados nos clubes sociais, esportivos e agremiações em Pernambuco.
Segundo a gestão estadual, esses estabelecimentos poderão atender os clientes seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19 e horários válidos para o setor. Apesar da flexibilização, eventos e práticas esportivas coletivas nesses locais permanecem proibidos.
"O desempenho de atividades econômicas, esportivas e sociais autorizadas neste Decreto deve observar o uso obrigatório de máscaras, higiene, os limites da capacidade de ocupação dos estabelecimentos, distanciamento mínimo entre as pessoas, inclusive em filas de atendimento internas e externas, devidamente sinalizadas, estabelecidos em normas complementares e protocolos sanitários setoriais expedidos pela Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já em vigor ou editados posteriormente, isoladamente ou em conjunto com as demais secretarias de estado envolvidas", diz trecho do decreto publicado nesta terça-feira (6).