luto

Morre aos 85 anos Cariê Lindenberg, presidente do conselho de administração da Rede Gazeta, do Espírito Santo

O empresário era defensor do jornalismo e da liberdade de expressão. Além de empresário, Lindenberg era músico e escritor, tendo dedicado os últimos 18 anos à literatura, com a publicação de seis livros

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 07/04/2021 às 11:27
Divulgação/Rede Gazeta
LUTO Cariê Lindemberg faleceu aos 85 anos em decorrência de pneumonia - FOTO: Divulgação/Rede Gazeta
Leitura:
O empresário Carlos Fernando Lindenberg Filho, conhecido como Cariê Lindenberg, morreu ontem, em Vitória (ES), aos 85 anos. Lindenberg era presidente do conselho de administração da Rede Gazeta, conglomerado de mídia com sede no Espírito Santo. O empresário faleceu em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia.
O velório e o enterro serão restritos à família, por conta da pandemia de covid-19. Ele deixa três filhos - Carlos Fernando (Café), Letícia e Beatriz - e cinco netos (Eduardo, Mariana, Carlos Fernando, Carolina e Antônio).
Nascido no Rio de Janeiro, Cariê Lindenberg foi levado para Vitória com apenas 17 dias de vida e se considerava capixaba. Ele era filho de Maria Antonieta e do ex-governador do Espírito Santo Carlos Fernando Monteiro Lindenberg, que comandou o Estado por dois mandatos (1947-1951 e 1959-1962).
Em 1958, Lindenberg se formou em direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Na década de 1960, ingressou na área de comunicação ao assumir o jornal A Gazeta, adquirido por sua família. Atuando para a expansão dos negócios, fundou a TV Gazeta, hoje afiliada da Rede Globo, em 1976. Nas décadas seguintes, investiu em tecnologia, fundando também o site do jornal.
O empresário era defensor do jornalismo e da liberdade de expressão. Além de empresário, Lindenberg era músico e escritor, tendo dedicado os últimos 18 anos à literatura, com a publicação de seis livros. Passou os últimos anos se dividindo entre a leitura e a música em sua residência.
Durante a pandemia, o empresário permaneceu em isolamento social. Ele começou a apresentar problemas de saúde em meados de 2020, tendo sido internado há um mês.
Em postagem no Twitter, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lamentou a morte de Lindenberg. "Cariê se notabilizou como defensor da democracia e da liberdade de imprensa. Sua história orgulha os capixabas. Siga em paz", escreveu. Casagrande também decretou luto oficial de três dias em todo o Estado.
Em nota, a Rede Gazeta destacou a atuação de Lindenberg para a modernização do grupo. "Cariê é um alicerce da história da Rede Gazeta. Foi quem transformou um jornal impresso em uma rede de comunicação plural e conectada com o Espírito Santo. Seja na TV, nas rádios ou na internet, o jornalismo e o entretenimento produzidos pelos veículos da Rede Gazeta têm o DNA de Cariê Lindenberg", afirmou o comunicado.
A empresa disse ainda que "se despede não apenas de seu presidente, mas de alguém que enraizou aqui o compromisso com a verdade, com a seriedade e com as milhões de pessoas que hoje constroem conosco novos capítulos da história".
 

Últimas notícias