PAGAMENTOS

Entenda o que muda: Pix Cobrança começa a funcionar em maio

Boa parte da agenda evolutiva do Pix ainda segue sem data definida pelo Banco Central para implementação

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 09/04/2021 às 12:59 | Atualizado em 09/04/2021 às 18:52
Notícia
X

De acordo com o Banco Central, a partir do dia 14 de maio começará a funcionar o Pix Cobrança. A nova funcionalidade será somada à também novidade que está em vigor desde o início deste mês de abril, através da qual clientes das instituições financeiras participantes do Pix já podem controlar o limite dos recursos que usarão em suas transações e optar pela redução ou aumento do valor disponível para transferências e pagamentos.

Segundo a Febraban, no caso do controle do limite, é oferecida aos usuários mais comodidade e facilidade em suas transações financeiras, aprimorando ainda mais a segurança da ferramenta.

controlando o limite das transações, os usuários poderão optar pela redução ou aumento do valor disponível para transferências e pagamentos.

Atualmente, o limite máximo oferecido pelos participantes do Pix para transações dentro do horário útil é igual ao existente para transações via TED. Fora do horário útil segue o limite de compra disponibilizado para o cartão de débito.

Com a nova ferramenta, os pedidos de redução de limites são acatados instantaneamente pelas instituições participantes. Nas solicitações feitas pelos clientes para aumentar o limite dentro do horário útil bancário (das 6h às 20h), as instituições terão até uma hora para avaliação e resposta. Nos pedidos de elevação de limite feitos fora do horário útil (das 20h às 6h), as instituições poderão responder à solicitação ao longo da próxima hora útil subsequente.

PIX COBRANÇA

Já no caso do Pix Cobrança, fica permitido o recebimento de pagamentos com informações adicionais à cobrança. Com a nova funcionalidade, é possível fazer cobranças com vencimentos em datas futuras, e será possível incluir o cálculo de juros, multas e descontos em pagamentos.

Empresas ou microempreendedores podem gerar um código QR (versão avançada do código de barras) para transações em data futura, como um boleto. Desde o lançamento do Pix, em 16 de novembro, é possível apenas gerar um código QR para pagamentos imediatos.

Na agenda evolutiva do Pix ainda, ainda sem data para entrar em vigor, estão: 

- Inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix;

- A possibilidade de devolução de recursos pela instituição recebedora, em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes;

- Saque Pix, para dar ao consumidor mais uma opção de obtenção de dinheiro em espécie e para facilitar a gestão de caixa do lojista;

- Pix por aproximação, para dar mais facilidade e conveniência na iniciação de um Pix e para atender casos de uso específicos.

 

Tags

Autor