Telecomunicações

Lembra da Telemar? Empresa é incorporada a grande operadora de telefonia; veja o que muda

Anatel autoriza a incorporação da Telemar pela Oi. Acionistas reelegeram quase todo conselho de administração da companhia

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 04/05/2021 às 9:24 | Atualizado em 04/05/2021 às 11:36
Notícia
X

Lembra da Telemar? A Tele Norte Leste Participações (TNL) foi criada em 1998, durante o processo de privatização das telecomunicações no Brasil. O nome fazia referência a Tele, de serviço de telefonia e mar, porque atuava no litoral do Nordeste e Norte do Brasil. A empresa contribuiu para expandir a telefonia fixa no País, inclusive com uma de orelhões com a concha azul. Em 2002 surgiu a marca Oi para representar o serviço de telefonia móvel da Telemar. Como o celular se sobrepôs ao telefone fixo, em 2007 a Telemar sumiu do mercado e a Oi passou a representar todos os segmentos de atuação da empresa. Agora, em processo de recuperação judicial, a Oi incorporou a Telemar para promover uma simplificação societária e otimizar a RJ.  

Na noite desta segunda-feira, 3, a Oi emitiu comunicado confirmando que a transferência das outorgas de telefonia fixa (STFC) e de banda larga (SCM) da Telemar foi concretizada com a publicação do ato da Anatel. Com isso, a incorporação da própria subsidiária foi efetivada, conforme aprovado na assembleia geral extraordinária realizada no final da semana passada.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a operadora afirma que a incorporação da Telemar "constitui uma das etapas do processo de reestruturação societária e patrimonial das Recuperandas previsto expressamente no Plano [da recuperação judicial], tendo como objetivo a otimização das operações e incremento dos resultados das Recuperandas e demais subsidiárias diretas e indiretas da Oi".

O processo de reestruturação também prevê a incorporação de parte da Brasil Telecom Comunicação Multimídia (BTCM), com a tentativa de reduzir custos e gerar ganhos de sinergia e eficiência. Apesar de aprovada na mesma assembleia, essa incorporação parcial não foi citada no fato relevante publicado pela empresa.

TRAJETÓRIA

A criação da Oi, em 2002, serviu como uma espécie de termômetro do que seria a aceitação da telefonia móvel no País. A projeção da companhia era atingir 500 mil usuários nos 12 primeiros meses de atuação, mas encerrou 2003 com 3,9 milhões de clientes, em cerca de 400 cidades. Já a Telemar fazia sucesso oferecendo serviços de voz e dados, além de acesso à internet em banda larga, por meio do Velox. No início o serviço era oferecido pela Telemar e só depois passou para a Oi. O Velox ultrapassou a marca de 100 mil assinantes em 2003. No balanço total dos serviços, a Telemar fechou 2003 com mais de 19 milhões de clientes.

Tags

Autor