ANTECIPAÇÃO

Diferentemente do governo Bolsonaro, Paulo Câmara e João Campos não vão adiantar o 13º salário dos aposentados em Pernambuco e no Recife

O governo federal assinou um decreto autorizando a antecipação do pagamento do 13º salário dos segurados e dependentes do INSS. Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco não tem previsão para antecipação do abono para seus servidores

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 06/05/2021 às 18:28 | Atualizado em 06/05/2021 às 20:10
Notícia
X

Com o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), autorizando antecipação do pagamento do 13º salário (abono) dos segurados e dependentes do INSS, normalmente pago entre agosto e setembro, o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife foram questionados se também pretendem antecipar o 13º dos servidores estaduais e municipais. No entanto, não há previsão por parte do estado e município de qualquer antecipação. 

"O Governo do Estado de Pernambuco vem honrando os seus compromissos e pagando rigorosamente em dia os salários dos servidores públicos. Com relação ao cronograma de pagamento do 13º salário, do ano corrente, ainda não foi divulgado. Lembramos que em 2020 os aposentados, pensionistas, comissionados e servidores da ativa receberam pagamento no dia 18 de dezembro. Já em 2019, o 13º foi pago no dia 20 de dezembro.", esclarece, por meio de nota, a Secretaria de Administração.

>> Confira oito dicas de como utilizar bem o dinheiro da antecipação do décimo terceiro salário

>>Publicado decreto que antecipa pagamento de 13º de aposentados; saiba quando você recebe

A Prefeitura do Recife também afirmou que não há previsão de antecipar o 13º salário, informando ainda que tem tomado medidas para fomentar a economia do município a exemplo do Auxílio Municipal Emergencial (AME-Recife) e o Auxílio Municipal do Carnaval do Recife (AME-Carnaval).

Com relação ao pagamento a ser realizado pelo governo federal, ele será dividido em duas parcelas: a primeira, correspondente a 50% do abono devido em maio de 2021, será distribuída juntamente com os outros benefícios deste mês, entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda parcela, que pode receber descontos de imposto, deve ser depositado com os benefícios entre 24 de junho e 7 de julho. O Ministério da Economia, destacou que a antecipação visa incrementar a renda dos beneficiários que têm direito ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do País. A maioria dos contemplados são pessoas idosas, doentes ou inválidas.

Tags

Autor