TRABALHO

Empreendedorismo de venda direta atravessa gerações e cresce na pandemia

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), em 2020 o segmento gerou um volume de negócios de mais de R$ 50 bilhões, 10,5% maior do que em 2019

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JC

Publicado em 06/05/2021 às 20:32
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Quando precisou sustentar a casa e dois filhos adolescentes após um divórcio, Maria do Socorro Queiroz, 57 anos, viu no modelo de venda direta uma oportunidade para reconquistar a independência financeira. A moradora de Custódia, Sertão de Pernambuco, não imaginava que, além de ser um exemplo de força e autoconfiança, também seria, anos depois, referência de trajetória profissional para os filhos.

A filha de dona Socorro, a gerente de negócios, Jéssica Magalhães supervisiona, atualmente, 2 mil consultoras e afirma ter começado a atuar no segmento de cosméticos, e amar o ofício, por influência da mãe, Socorro. “Acabamos de fechar o ciclo e o resultado foi maravilhoso. Sabe por quê? Porque vendemos com orgulho e com propósito. Levamos beleza e bem-estar para as pessoas. Trabalhamos criando uma transformação social”, afirma Jéssica. “Fico feliz por, além de ter conseguido criar meus filhos bem, ser uma boa referência para eles. De força, de empoderamento e de autoestima”, comenta Dona Socorro, hoje também educadora no ensino público.

CRESCIMENTO

A história da família de Maria do Socorro não é única e se repete, com variações, por todo o Brasil. Mães que encontram na venda direta um caminho para ampliar a renda e os filhos que seguem os mesmos passos. Não à toa, o setor vem crescendo. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), em 2020, a força de vendas cresceu 5,5%, ultrapassando 4 milhões de empreendedores independentes no Brasil. O segmento gerou um volume de negócios de mais de R$ 50 bilhões, 10,5% maior do que em 2019. As mulheres constituem 58% da frente de vendas e os jovens, como Jéssica, somam 48% dos empreendedores independentes, adaptando as divulgações de produtos para as redes sociais, um fenômeno batizado pelo termo "Social Selling".

Segundo Ithamar Guerra, diretor de Vendas da Natura no Nordeste, 90% da base de vendas da marca é composta por mulheres e são diversos os casos em que as consultoras influenciam os filhos e até outros familiares a empreender. “Elas experimentam com este trabalho a melhoria da qualidade de vida. Com isso, a adesão dos filhos termina sendo natural”, explica.


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