GOLPE

Procon interdita quatro financeiras no Recife; veja quais são e o que fazer caso tenha empréstimo

Empresas estavam irregulares e possuíam até contratos em branco já assinados. Na semana passada o Procon-PE já havia fechado outras três operadoras de crédito também irregulares

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 11/05/2021 às 17:34 | Atualizado em 11/05/2021 às 18:01
Notícia
X

O Procon Pernambuco interditou, nesta terça-feira (11), quatro empresas de crédito no Recife. Todas estavam funcionando de forma ilegal, três realizando empréstimos sem estarem legalizadas, e uma oferecendo empréstimos e ficando com o dinheiro, prometendo rendimentos fora da realidade. A operação aconteceu no Centro do Recife e na Zona Sul da capital e contou com o apoio da Delegacia de Repressão ao Estelionato (Depatri). A ação ocorreu menos de uma semana depois de o Procon ter fechado outras três operadoras de crédito envolvidas em irregularidades.

As empresas interditadas são: a PrevCred; a Alcântara e a Nossa Promotora, que funcionam no Edifício Antônio Barbosa, na Avenida Dantas Barreto; e a Invest Soluções Financeiras, localizada no bairro de Boa Viagem. Os fiscais chegaram ao edifício localizado no Centro do Recife e foram informados que o local estava sem energia e que todos os estabelecimentos estavam fechados. Ainda assim, os fiscais insistiram em averiguar o local e encontraram alguns estabelecimentos abertos, sendo que três estavam irregulares.

CONTRATOS

De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, as empresas não tinham documentos para estar funcionando e foram encontrados diversos documentos em branco, mas assinados. “Tinham contratos de pessoas do interior do estado, diversos contratos de São Paulo. Algumas assinaturas estavam rabiscadas. É preciso verificar tudo com calma e saber se esses consumidores têm anuência desses empréstimos. E nenhuma dessas empresas tinha autorização para fazer empréstimos”, ressaltou o secretário.

O nome da empresa interditada em Boa Viagem chegou ao órgão de defesa do consumidor através de denúncias de consumidores. Ela trabalhava oferecendo empréstimos e investimentos com rendimentos fora da realidade. Diversos documentos foram apreendidos para serem verificados. Um processo administrativo será aberto e enviado para a Depatri. Nenhum dos estabelecimentos interditados pode funcionar nem oferecer empréstimos até apresentar defesa.

BALANÇO

Na semana passada o órgão também interditou a GT Clássica, em Boa Viagem; a Única localizada na Dantas Barreto, e a Diamond, no bairro do Pina. As três trabalhavam de uma forma bem parecida. Primeiro iam a busca dos clientes oferecendo empréstimos e depois convencia o consumidor a pegar o valor para investir na própria empresa oferecendo rendimentos fora da realidade.

Os consumidores que fizeram esse tipo de empréstimo devem procurar a sede do Procon Pernambuco, na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, ou a Delegacia de Estelionato, localizada na Rua São Miguel, 268, no bairro de Afogados.

Tags

Autor