Covid-19

Governo de Pernambuco anuncia flexibilização de comércio e outras atividades no Sertão. Entenda

Atividades econômicas das cidades da macrorregião III poderão funcionar todos os dias até as 20h

Renata Monteiro
Renata Monteiro
Publicado em 23/06/2021 às 17:14
Notícia
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
O comércio de rua terá horário especial, podendo funcionar até às 19h nos finais de semana - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

O Governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quarta-feira (23), que devido à melhora dos números relativos à covid-19 no Estado, irá flexibilizar ainda mais o funcionamento das atividades econômicas da macrorregião III, que engloba parte das cidades do Sertão. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa que contou com a presença do secretário de Saúde estadual, André Longo, e da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

"Hoje estamos felizes em anunciar mais um avanço, que é a retomada das atividades econômicas na macrorregião III, que corresponde aos municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, e cerca de 35 outros, e que poderão ter as suas atividades funcionando durante os dias de semana e nos finais de semana até as 20h", afirmou Vilaça.

>> Por falta de doses, Ipojuca e Cabo suspendem aplicação de vacina contra covid-19 em alguns casos

>> Covid-19: cinco capitais suspendem vacinação total ou parcialmente

>> Profissionais do transporte público ficam de fora da vacinação da covid-19 no Grande Recife

>> Prefeitura do Recife autoriza contratação de 55 profissionais de saúde para atuarem no combate à covid-19

As mudanças entram em vigor na próxima segunda-feira (28). Desde que entraram em vigor as últimas modificações do governo no plano de convivência com a covid-19, no dia 21, as atividades econômicas na macrorregião III estão autorizadas a funcionar apenas até as 18h.

Conforme as informações repassadas pelo governo, os comércios de bairro e de rua e os escritórios terão horário especial, podendo funcionar até as 19h nos finais de semana. No interior dos estabelecimentos a capacidade máxima permitida será de 50% do total.

Os 35 Municípios da macrorregião III são: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.

Ana Paula Vilaça afirmou que, apesar da flexibilização, é necessário que todos mantenham o distanciamento social, bem como todos os demais protocolos sanitários para evitar a proliferação do coronavírus. "Durante as festas juninas, devemos evitar as aglomerações, restringindo as comemorações apenas aos núcleos familiares. Essa é uma fase essencial para que o governo consiga manter o suporte na saúde e que a economia não precise sofrer novas restrições", observou a secretária.

A auxiliar do governador Paulo Câmara (PSB) também reforçou as medidas que estão válidas nas demais regiões do Estado. "No Grande Recife, nas Zonas da Mata Norte e Sul, no Agreste e nos demais municípios do Sertão, no geral, o horário de funcionamento das atividades pode se estender até às 22h durante a semana e 21h nos fins de semana", disse. A exceção, afirma a secretária, são as academias de ginástica, que devem fechar às 22h durante a semana e às 18h nos sábados e domingos. Museus, teatros e cinemas podem funcionar, mas com limite de 30% da capacidade, e os eventos corporativos podem ser realizados com até 50 pessoas.

Comentários

Últimas notícias