PETROBRAS

Refinaria Abreu e Lima para as atividades pela primeira vez. Saiba o que muda no fornecimento de gasolina, diesel e gás

Paralisação durará 45 dias e deve atingir todos os equipamentos da refinaria, no complexo industrial de Suape

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 15/07/2021 às 17:30 | Atualizado em 15/07/2021 às 17:36
Notícia
X

A Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no complexo industrial de Suape, inicia sua primeira parada programada para manutenção, desde que a unidade começou a operar em 2014. A parada deve atingir todos os equipamentos da refinaria, cerca de 3 mil em todas as unidades do trem 1 da RNEST por 45 dias.

De acordo com a Petrobras, serão atingidos compressores, motores, vasos, permutadores de calor, válvulas e reatores. Para executar a parada de manutenção foram contratadas várias empresas, que estimam empregar aproximadamente 3 mil pessoas, que atuarão nas diversas unidades e áreas da refinaria, divididas em turnos e seguindo os protocolos de segurança e de prevenção à covid-19.

Para manter o atendimento ao mercado local, o óleo diesel será fornecido com os estoques planejados e disponíveis na refinaria. Eventuais necessidades poderão ser supridas por meio de recebimento de cabotagens ou até mesmo importações.

Os demais produtos como a gasolina, GLP e QAV não serão impactados pela parada geral da refinaria.

A Refinaria Abreu e Lima tem capacidade atual instalada de 130 mil barris por dia, o que corresponde a 5% da capacidade total de refino de petróleo do País.

Atualmente, a refinaria produz diesel com baixo teor de enxofre (69% da produção), nafta, óleo combustível, coque verde, gás liquefeito de petróleo (GLP), e, em 2020, passou a produzir gasolina A, após receber autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operação do duto de nafta petroquímica também com gasolina.

Por que parou?

As paradas para manutenção têm por objetivo manter a segurança e confiabilidade operacional da refinaria, restabelecer as capacidades operacionais, além de promover melhorias nas suas instalações. Os serviços também atendem à NR-13 – Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece um tempo máximo de seis anos para que as unidades operem de forma ininterrupta.

Venda

A Petrobras, para a Refinaria Abreu e Lima, já concluiu os processos competitivos para venda, mas não encontrou interessados.

A Refinaria Abreu e Lima completou seis anos no último mês de novembro e é a mais moderna do País. A unidade tem capacidade instalada de 130 mil barris por dia (1º trem), o que corresponde a 5% da capacidade total de refino de petróleo do país.

Atualmente, produz diesel com baixo teor de enxofre (69% da produção), nafta, óleo combustível, coque e gás liquefeito de petróleo (GLP), e agora adiciona também à sua cesta de produtos a gasolina A.

 

 

 

 

Tags

Autor