Começa hoje prazo para apresentar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR)
Devem recolher as pessoas e empresas que possuem um imóvel rural. A declaração deve ser feita até o dia 30 de setembro deste ano. Quem não fizer, vai pagar uma multa de 1% ao mês
Começa nesta segunda-feira (16), o prazo para pessoas e empresas fazerem a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2021. São obrigados a recolher todos que possuem uma propriedade rural, como diz o nome do tributo. A declaração deve ser feita até o dia 30 de setembro deste ano, caso o contribuinte não queira pagar uma multa de 1% ao mês.
O pagamento do tributo pode ser dividido em até quatro vezes, mensais e sucessivas, mas as parcelas não podem ter valor inferior a R$ 50,00. O imposto que for inferior a R$ 100 deve ser pago em cota única.
O pagamento do tributo pode ser feito até o dia 30 de setembro, último dia do prazo para apresentar a DITR. O imposto pode ser pago por transferência bancária somente nos bancos autorizados pelo governo. Também pode ser recolhido via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), sendo aceito somente na rede credenciada pelo governo.
No ano passado, 5,8 milhões de declarações de ITR foram apresentadas. A expectativa do governo é de que 5,9 milhões de pessoas recolham este tipo de tributo.