TURISMO

Pensando em viajar para o exterior? Passagens estão 35% mais baratas para brasileiros; veja como conseguir descontos

O levantamento feito pelo Kayak mostra que houve queda nos preços das passagens para Espanha, República Checa, Alemanha, Portugal e Bélgica. Pesquisar e comprar com antecedência vai fazer o turista economizar

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 15/09/2021 às 11:20 | Atualizado em 15/09/2021 às 11:31
Notícia
X

Depois de tanto tempo sem viajar por causa da pandemia do coronavírus, os brasileiros podem finalmente se planejar para visitar diferentes países pelo mundo. Recentemente, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e vários outros destinos se juntaram à lista dos 120 países abertos para turistas vindos do Brasil, de acordo com o Mapa de Restrições. As passagens aéreas estes destinos tiveram, em média, uma redução de 35% no preço dos bilhetes e também aumentou as buscas de voos para estes países, segundo um levantamento feito pelo metabuscador de viagens Kayak.

 >> Itapemirim começa a vender passagens aéreas nesta sexta-feira (21) a partir de R$ 119

 A pesquisa do Kayak apontou que o valor médio das passagens sofreu queda para muitos destes destinos na comparação entre 2021 e 2019. Considerando o preço médio de uma passagem para a Espanha, por exemplo, houve um decréscimo de 35%. O país é o que apresenta maior queda de preço, seguido pela República Tcheca, com -32%, Alemanha, com -28%, Portugal, com -24%, e Bélgica, com -18%. As exceções são os preços médios para passagens para o Peru, que subiram 16%, e para o Canadá, que cresceram 4%.

Na comparação agosto deste ano contra o mês anterior,  no entanto, percebe-se um aumento nos preços. Com exceção da Bélgica, já podemos constatar aumento de preço médio de passagens este ano, chegando a 17%, no caso do Peru, e 13%, para Portugal. O levantamento dos preços foi realizado em setembro de 2021, com base em buscas feitas no Kayak em agosto de 2021, em comparação com julho de 2021 e agosto de 2019, para viagens a serem realizadas até dezembro de 2021.

A primeira dica para economizar com as passagens aéreas é planejar e comprar passagens aéreas com antecedência para viajar com economia. Um outro levantamento do Kayak mostrou que a média de preço dos voos internacionais fica até 47% mais em conta para compras feitas com cerca de quatro meses de antecedência.

BUSCAS

Quanto ao volume de pesquisas, em agosto, Espanha, Alemanha, Bélgica e Portugal foram os destinos com maior crescimento em buscas por passagens aéreas com relação a julho de 2021. Houve um aumento nas buscas de, respectivamente, 235%, 222%, 199% e 165%. Outros lugares recém-abertos, como Peru, República Tcheca e Canadá, também apresentaram aumento no volume de buscas entre 75% e 99% em agosto versus julho. Na comparação entre agosto de 2021 e agosto de 2019, os aumentos também são visíveis, ainda que com percentuais menores, entre 2% (no caso da Bélgica) e 67% (no caso do Canadá). Apenas a República Tcheca teve diminuição no volume de buscas na checagem entre os dois anos.

A retomada de viagens internacionais exige cuidados adicionais na hora de viajar, como confirmar a validade do passaporte e também dos vistos de entrada. Além disso, é importante se certificar das exigências para cada destino, pois há países que impõem quarentena e teste RT-PCR com resultado negativo para o novo coronavírus. Quanto às vacinas contra a covid-19, a Coronavac ainda não está aprovada para Alemanha e França.

PLANEJANDO

Para facilitar o planejamento, o Kayak  (www.kayak.com.br) oferece a ferramenta Mapa de Restrições para conferir quais países estão abertos para o turista brasileiro. Além disso, é possível configurar um alerta de preços, gratuitamente, para não perder uma oferta. Basta pesquisar o itinerário de preferência na aba Voos. Quando a página de resultados abrir, no canto superior esquerdo é possível habilitar a opção "Acompanhar Preços”, informando um e-mail, que passará a receber avisos automáticos de variações de preços. O Alerta de Preços, além de informar a variação do valor dos bilhetes, faz uma recomendação caso seja a hora certa de comprar a passagem ou se esperar por preços menores é a melhor alternativa.

Outros sites também oferecem descontos como o 123 milhas (www.123milhas.com), o mundi (www.mundi.com.br), o maxmilhas (www.maxmilhas.com.br) e o melhores destinos (www.melhoresdestinos.com.br) . O site do 123 está oferecendo nesta quarta-feira (15) descontos de até 50% em alguns bilhetes aéreos. 

Também é bom olhar os sites das companhias aéreas. Na madrugada desta quarta-feira, o site da Latam estava oferecendo descontos para destinos como Portugal e Espanha para viagens a serem realizadas entre outubro e dezembro deste ano. 

Tags

Autor