Viagem

Inglaterra retira Brasil da 'lista vermelha'; viajantes vacinados não precisarão mais cumprir quarentena

Uma lista foi divulgada pelo governo inglês com os 47 países de onde viajantes completamente vacinados terão apenas de apresentar um teste negativo para a doença no momento de entrar no país

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 07/10/2021 às 16:02
Notícia
X

Nesta quinta-feira (07), o Brasil saiu “lista vermelha” para covid-19 da Inglaterra. Com isso, os viajantes vacinados não terão mais que fazer em quarentena em hotéis. A nova regra, que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (11), é válida somente na Inglaterra e não se aplica a outros países do Reino Unido. Ou seja, o Brasil segue na “lista vermelha” da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

>> Veja a lista de países que estão com as fronteiras abertas para brasileiros

Uma lista foi divulgada pelo governo inglês com os 47 países de onde viajantes completamente vacinados terão apenas de apresentar um teste negativo para a doença no momento de entrar no país. Segundo o comunicado, todos os passageiros maiores de 11 anos devem realizar um teste de covid-19 nas 72 horas anteriores ao embarque.

O documento reforça, no entanto, que aqueles que não tiverem com o esquema vacinal completo deverão passar 10 dias em isolamento, mas não precisa ser em um dos hotéis vinculados ao governo.

Ainda segundo o governo inglês, os viajantes vacinados do Brasil serão reconhecidos como qualquer pessoa britânica dentro do país. A condição apenas é que estejam imunizados há, pelo menos, duas semanas com as vacinas da Oxford/Astrazeneca, Pfizer/BioNTech, Moderna ou Janssen. Importante destacar que a Coronavac não está na lista.

Para comprovar a vacinação, os brasileiros devem ter um certificado fornecido pelo Ministério da Saúde, que oferece opções em inglês e espanhol. O documento precisa ter, conforme exigência da Inglaterra, de forma clara, nome e sobrenome do viajante, data de nascimento, marca e fabricante da vacina que recebeu, data de vacinação de cada uma das doses e indicação do país ou território em que a vacina foi aplicada.

Através do site ou aplicativo ConecteSUS, as pessoas que tomaram dose única ou as duas doses da mesma vacina podem emitir o certificado do Ministério da Saúde. No momento, a pasta não está emitindo o documento para aquelas pessoas que receberam doses de fabricantes diferentes.

Com a novidade, é iniciada a reabertura da Inglaterra para viajantes comuns. Até o momento, o país só permitia a passagem pelo território dos cidadãos britânicos ou estrangeiros residentes -com restrições.

Tags

Autor