Vendas em shopping centers cresceram 38,5% em agosto
Crescimento do setor tem a ver com a expansão da vacinação contra a covid-19 e a redução das incertezas em relação a pandemia, diz a Associação Brasileira de Shoppings Centers
Dados do monitoramento de mercado feito pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), em parceria com a Cielo, apontam que as vendas nos shoppings registraram uma alta de 38,5% em agosto, quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Em termos reais, descontada a inflação, o aumento no mês foi de 26,3%. No ano, o setor acumula uma recuperação de 25,1%.
O quinto aumento mensal consecutivo foi observado em shoppings de todas as regiões do Brasil, no mês de agosto, com os seguintes números: Sudeste, 42,8%; Centro-Oeste, 38,7%; Sul, 34,8%; Nordeste 33,6% e Norte 24,7%.
Os dados da ICVS-Abrasce indicam que as vendas continuam em crescimento no início do 2º semestre, mas em taxas menores comparadas ao começo de 2021, pois agora a comparação é feita sobre uma base mais alta, uma vez que todos os shoppings voltaram a operar no segundo semestre de 2020. Em relação a agosto de 2019, as vendas ficaram apenas 11,1% abaixo do observado naquele período.
TICKET MÉDIO
Outro indicador importante, que retrata uma recuperação no varejo em shoppings, é o ticket médio de compras, que subiu 13,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado e saltou de R$ 123,54 para R$ 140,51. O resultado, segundo a associação, reflete a continuidade do crescimento da atividade no setor, que acompanha a própria mobilidade das pessoas por conta dos avanços da campanha de vacinação no Brasil e diminuição das incertezas com o quadro pandêmico. "Vacinadas, aos poucos, as pessoas sentem-se mais seguras para compras e atividades de lazer nos shopping centers de todo o Brasil. Os números de agosto encorajam nossos empreendedores e investidores e constatam que o reaquecimento do setor é contínuo", analisa o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
- Empresária lança e-book sobre como abrir uma loja em shopping
- No Mês das Crianças, shopping oferece lazer para todos os gostos e idades
- Shoppings projetam aumento de 18% nas nas vendas do Dia das Crianças e movimento de R$ 4,4 bilhões
- Shopping no Recife adere ao movimento internacional do Outubro Rosa