Mercado de Trabalho

Recife lança plataforma de oportunidade de emprego com 'pegada' digital. Entenda como vai funcionar

GO Recife nasce oferecendo 1,4 mil vagas de trabalho. Lançamento aconteceu nesta quinta (7)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 07/10/2021 às 20:10
Notícia
X

Uma das capitais campeãs de desemprego no Brasil, o Recife apresentou nesta quinta-feira (7) o Programa Geração de Oportunidade Recife (GO Recife). O programa é uma releitura das tradicionais agência de emprego a partir da ótica da transformação digital. Neste primeiro momento, o GO Recife oferece 1.455 vagas de trabalho e outras 1.420 vagas para cursos de qualificação profissional. A iniciativa chega para reforçar o time de ações, projetos e iniciativas do Recife Virado e poderá ser acessado no site do Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou no aplicativo do Conecta, que é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS. O prefeito João Campos lançou o Go Recife no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

"O GO Recife é uma grande plataforma de oportunidade, o GO é de Geração de Oportunidades. A gente vai conseguir linkar pessoas a oportunidades, como? Tem várias atividades diferentes que você pode acessar no GO Recife, a primeira delas é você acessar todas as vagas de emprego disponíveis na nossa cidade; a segunda delas é que você pode, como trabalhador autônomo, expor o seu trabalho e dizer ‘eu faço apresentação musical’, eu posso arrumar uma casa, eu trabalho com serviços de eletricista, eu trabalho consertando carro’ e, com isso, as pessoas vão acessar, procurar o seu trabalho e encontrar você”, detalha o prefeito. “O terceiro eixo é o eixo de formação, a gente já lança o GO Recife com quase 1500 vagas abertas de emprego e com mais de 1400 vagas de formação, todas elas gratuitas, então aqui eu quero agradecer aos parceiros que, junto com a Prefeitura, estão ofertando essas vagas gratuitas”, acrescenta.

Na plataforma, os trabalhadores poderão se candidatar a vagas de emprego, e empresas e instituições diversas poderão oferecer oportunidades de trabalho gerando, assim, o ‘match’ dos sonhos de quem mais precisa voltar ao mercado. A solução digital também permite se inscrever para participar de capacitações, oficinas e cursos profissionalizantes, gratuitos, em diversas áreas.

“A plataforma é bem simples, a gente consegue reunir diversos serviços vinculados a emprego e renda. A gente dispõe, num único canto, todos os empregos disponíveis no Recife e na Região Metropolitana porque a gente sabe que as cidades estão conturbadas. Além disso, para você que é autônomo e para quem quer empreender, você pode divulgar, através do Go Recife, os seus serviços lá e a população vai buscar você através do seu Whatts App”, explica o secretário executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo. “Por fim, temos a parte de qualificação, 1410 cursos gratuitos, se você está desempregado, amole o seu machado, afinal de contas, não é preciso ir ao médico quando está doente, você pode e deve se cuidar. Educação contínua e constante, esse é nosso objetivo”, completa.

Um dos grandes diferenciais do GO Recife é o espaço para que trabalhadores autônomos ofereçam serviços diversos. Nele, prestadores de serviço de um modo geral poderão abrir perfis e fazer contato com recifenses interessados em contratar a mão de obra. A plataforma passa a ser também uma vitrine virtual para impulsionar a mão-de-obra desses autônomos e um caminho para quem deseja ter o próprio negócio ou já empreende.

O GO Recife está dentro do conceito conhecido como ‘‘figital’, ou seja, suas ações reúnem tanto iniciativas digitais, como o aplicativo e o site que vão fazer o match de empregos e renda na cidade, como ações e serviços físicos, como as Agências de Emprego do Recife, os cursos presenciais de empreendedorismo e qualificação que serão disponibilizados por parceiros, além da Arena GO, local pensado para reunir os serviços que auxiliarão os trabalhadores e empreendedores a impulsionar sua carreira.

Somando expertises, a iniciativa é fruto do trabalho conjunto e colaborativo entre a Secretaria Executiva de Transformação Digital com a parceria da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, que juntas coordenam as ações. Adriana Rocha, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, falou sobre o papel da pasta no Go Recife. “Nós da secretaria temos sempre uma preocupação com a igualdade, gerando oportunidades para todas as pessoas. Então quando essa plataforma surge, para a nossa secretaria, a ideia é facilitar o acesso das pessoas aos empregos formais e também dar visibilidade ao que elas já fazem na parte de empreendedorismo. A plataforma Go Recife é um instrumento e o nosso objetivo principal é atingir as pessoas”, disse.

O GO Recife conta ainda com o apoio de parceiros como: Loomi, WhatsApp, Google, Facebook, Sistema Fecomércio, Sebrae, Instituto Êxito, Grau Técnico, Uninassau, entre outros. Essas instituições apoiarão com diversos serviços, dentre eles capacitação continuada com a utilização de ferramentas práticas para transformar o celular em um importante instrumento de trabalho acompanhando, assim, a transformação digital que vem mudando significativamente a maneira como as pessoas consomem bens, serviços e informação no século XXI.

O diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, esclarece como vai funcionar a parceria entre Prefeitura do Recife e o WhatsApp: “o Whatts App oferece, junto com a Prefeitura do Recife, duas frentes que são muito importantes. Recife é a primeira capital do País a ter uma conta oficial do Whatts App para falar com as pessoas na cidade. E também o GO Recife vai poder encaminhar essas informações de emprego e os currículos pelo Whatts App da Prefeitura para as empresas. E no segundo momento, num programa nacional de treinamento de pequenos empresário, tem um capítulo específico próprio desenhado para Recife”.

ARENA GO

Para impulsionar a plataforma digital, a Prefeitura do Recife em parceria com a Fecomércio, SESC, Senac, Sebrae e o Governo de Pernambuco promovem, juntos, a Arena.GO. Reforçando o conceito de ser ‘figital’ (junção do físico com o ambiente digital numa estrutura híbrida), a Arena é um espaço dedicado para ajudar as pessoas a ter o primeiro contato com a plataforma. A primeira edição da Arena Go acontecerá nesta sexta (8) no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, no bairro de Joana Bezerra, das 8h até às 16h. A estrutura é formada por nove estações: apresentação da plataforma GO Recife, produção da imagem (cabelo e maquiagem), foto para currículo e redes sociais, agendamento e emissão de documentos, oficinas, palestras sobre como se formalizar, palestras sobre como incrementar o próprio negócio, crédito popular (CredPop) e a formatação e organização do currículo.

Como um acelerador de oportunidades, o GO vem trazendo ações educativas e de capacitação; oferecerá assessoria, escutas e acompanhamentos, além de dar suporte em infraestrutura e recursos para que as pessoas tenham condições de promover nesta vitrine virtual suas habilidades e necessidades de acordo com o mercado de trabalho.

Como ninguém vira o jogo sozinho, o GO Recife conta com o envolvimento de outras secretarias, além da Secretaria Executiva de Transformação Digital e da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. O time entra em campo com as Secretarias de Educação; de Saúde; de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e da Mulher, além da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel). A segunda fase do programa, que será realizada no próximo ano, visa a ampliação dos serviços até então oferecidos atacando a vulnerabilidade social com ações de resgate da cidadania.

Tags

Autor