MERCADO DE TRABALHO

Brasil deve criar mais de 2,8 mi de empregos em 2021; saiba o que precisa para conquistar uma dessas vagas

O aumento no número de vagas abertas já pode ser sentido no dia a dia, com diversas empresas abrindo oportunidades pelo Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 31/10/2021 às 8:00 | Atualizado em 31/10/2021 às 10:20
Notícia
X

O Brasil criou 2,5 milhões de empregos com carteira assinada de janeiro a setembro de 2021. É um avanço frente ao mesmo período do ano passado, quando foram fechadas 559 mil vagas. Em setembro, o país abriu 314 mil postos de trabalho. Desta maneira, o país chegou ao 8º mês seguido na criação de empregos formais. Os números constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na mesma linha, dados a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Mensal, divulgados na última quarta (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado somou 31 milhões no último trimestre, configurando uma alta de 4,2% se comparado com o anterior e de 6,8% em relação ao ano passado.

Num caminho inverso, a taxa de desocupação fechou o trimestre móvel encerrado em agosto em 13,2%, queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre terminado em maio, ficando em 13,7 milhões de pessoas.

O saldo líquido de vagas formais de trabalho mantém recuperação de forma sustentada ao longo dos últimos meses e depende da maior normalidade da abertura da economia para retomada mais acelerada. É o que aponta o economista Werson Kaval.

“A reabertura da economia a padrões mais próximos da normalidade é essencial para a recuperação de emprego dos setores de comércio e serviços, que demandam muita mão-de-obra e cuja retomada é fundamental para o aumento do nível de emprego da economia e ampliação do bem-estar”, pontua Kaval.

O aumento no número de vagas abertas já pode ser sentido no dia a dia. Exemplo disso é a Uber, que está expandindo o Centro de Tecnologia da empresa no Brasil e, com isso, abriu 160 novas vagas de emprego no país. Para se candidatar, o profissional deve se inscrever pela página de carreiras da empresa.

RAFAEL NEDDERMEYER/FOTOS PÚBLICAS
Carteira de Trabalho - RAFAEL NEDDERMEYER/FOTOS PÚBLICAS

Outra companhia que está recrutando novos colaboradores é a Evnts, startup que usa tecnologia para a realização e gestão de eventos corporativos e digitais de ponta a ponta. As oportunidades são para as posições de analista de customer success pleno e de desenvolvedor back-end pleno/sênior. Para mais informações e inscrição, os interessados devem acessar o perfil da empresa no LinkedIn.

Além dessas, pelo menos dez outras empresas estão contratando formalmente. A lista completa você pode conferir ao final da matéria.

A XP avalia que a trajetória de retomada do mercado de trabalho se manterá consistente, mas a um ritmo mais moderado. Para 2021, a projeção é de saldo de 2,85 milhões de empregos formais gerados. Em 2022, quando a estimativa de crescimento da economia é de 0,8%, a expectativa é pela geração de 1,15 milhão de postos de trabalho com carteira assinada.

“Há muitos elementos que podem melhorar ou piorar os números para 2022. Vamos ter eleições, ou seja, será um ano curto, e será necessário que o governo se aplique muito para conseguir fazer mudanças e políticas econômicas para que a economia melhore de fato. Assim, será possível ter um número de empregos formais além das projeções deste ano. Ao contrário, não deveremos avançar muito”, pontua a economista Márcio Abreu, do Insper.

Como está apto ao mercado

Por causa disso, o consultor de recursos humanos e coordenador do Núcleo de Carreiras do Unit-PE, Joebson Oliveira, afirma que é preciso estar preparado para um mercado ainda mais competitivo no próximo ano. Segundo ele, para aproveitar as oportunidades de emprego que surgirem, dar uma organizada no currículo para essas vagas é essencial. “Nada de colocar que fez curso de crochê, por exemplo, para tentar uma vaga na área financeira”, diz ele.

Além das formações e experiência, a inteligência emocional e habilidades comportamentais ganham, cada vez mais, relevância nos recrutamentos, e há explicação para isso.

DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
Consultor de recursos humanos e coordenador do Núcleo de Carreiras do Unit-PE, Joebson Oliveira - DIVULGAÇÃO/UNIT-PE

“Com o avanço das tecnologias digitais, que permeiam o cotidiano do trabalho, empresas requerem, com mais frequência, profissionais dispostos a mudanças”, afirma Oliveira. Assim, muitas vezes, um empregador vai preferir pessoas com menos habilidades técnicas, porém mais flexíveis.

As chamadas soft skills, ou habilidades interpessoais, são as que mais pesam na hora da contratação, de acordo com Renata Wanderley. “Competências comportamentais são as mais relevantes na entrevista, como flexibilidade, capacidade relacional, comunicação, autoconhecimento, atitude positiva, inteligência emocional, trabalho em equipe, pensamento crítico, integridade e etc”, destaca.

Onde há vagas de emprego

Uber
Vagas: 160
Inscrições e informações: https://www.uber.com/us/en/careers/

Events
Vagas: não informado
Inscrições e informações: https://www.linkedin.com/company/evnts

Luandre
Vagas: 400
Inscrições e informações: https://candidato.luandre.com.br/

Mulheres Positivas - TIM
Vagas: mais de 200
Inscrições e informações: https://home.mulherespositivas.com.br/

OLX
Vagas: 150
Inscrições e informações: https://careers.smartrecruiters.com/OLXBrasil

PreparaVAGAS
Vagas: 150
Inscrições e informações: https://www.preparavagas.com.br/

Thoughtworks
Vagas: 140
Inscrições e informações: https://www.thoughtworks.com/pt/careers/jobs

Randstad
Vagas: não informado
Inscrições e informações: https://insights.randstad.com.br/tech.recruiter

Incentive.me
Vagas: 50
Inscrições e informações: https://www.incentive.me/jobs/

Sofist
Vagas: não informado
Inscrições e informações: https://vemprasofist.gupy.io/jobs/1263873

Bankly
Vagas: 80
Inscrições e informações: https://acessoteamexperience.gupy.io/

Nissan
Vagas: 578
Inscrições e informações: https://br.linkedin.com/company/firstrhgroup

Tags

Autor