Políticas Públicas

Prefeitura do Recife ouve representantes da população para estimular desenvolvimento e reduzir desigualdade

Prefeito João Campos (PSB) comandou a primeira reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (Cedes/Recife) nesta quarta-feira (24)

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 24/11/2021 às 19:46
REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
INÍCIO Primeira reunião do Cedes foi comandada por João Campos - FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
Leitura:

Recife é a capital brasileira da desigualdade e vem renovando o título negativo, ano a ano, desde 1991, segundo pesquisa do IBGE. Para sair do topo do ranking nacional é preciso estimular o desenvolvimento econômico e social. Nesta quarta-feira (24), o prefeito João Campos (PSB) comandou a primeira reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (Cedes). O encontro aconteceu no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, e reuniu 53 conselheiros eméritos. A reunião foi a porta fechadas e o prefeito conversou rapidamente com a imprensa.

A proposta do encontro é avaliar cenários e percepções e, principalmente, ouvir o que os conselheiros têm a propor sobre a formulação de políticas públicas para a cidade. As proposições são nas áreas de desenvolvimento econômico, garantias de proteção social e combate à desigualdade. "O Cedes é um Conselho que reúne representantes de várias áreas do Recife. Ele possibilita fazer um debate sobre a cidade, ouvindo quem faz a cidade, aqueles que representam os grupos organizados da cidade. Temos um objetivo claro de intensificar o canal de diálogo para ajudar na governança, na governabilidade. Só acerta quem escuta", afirma João Campos.

O prefeito reforça, ainda, que o Cedes é um fórum de diálogo e de discussão, que faz parte da estratégia de participação social da gestão local. A primeira reunião do Conselho serviu para apresentar seu conceito e explicar seu funcionamento. A proposta é criar câmaras setoriais para aprofundar a discussão dos temas. "Por decisão imediata, a câmara que será criada é a de educação. Entendendo que educação será sempre a nossa prioridade, a única câmara criada no ato do lançamento pela discricionaridade do prefeito será esta", adianta João, explicando que depois vão ouvir o interesse pelas novas câmaras e anunciar na próxima reunião.  

Se for decidido criar uma câmara de mobilidade, por exemplo, que é um tema recorrente no Recife, aí terá especialistas para fazer estudos sobre esse tema, que depois voltará à plenária para ser apresentado. No ano serão realizadas, no mínimo, duas reuniões por ano, semestrais. Além disso terá um trabalho permanente das câmaras que serão instaladas. "O resultado que a gente espera é que as política públicas do municípios sejam assertivas, que elas atinjam as expectativas das pessoas", afirma João Campos.

CONSELHEIROS

O corpo de Conselheiros Eméritos é formado por personagens e formadores de opinião com inserção e representatividade junto à sociedade civil do Recife, representando diversos segmentos sociais. O prefeito designou Marcos Toscano como secretário executivo do Cedes e também lidera a primeira reunião. O secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Martins, participa da reunião, com a apresentação do modelo de gestão e participação social e da proposta de Mapa da Estratégia 2021/2024. Participam ainda a vice-prefeita Isabella de Roldão e outros secretários municipais.

Os conselheiros são das mais diversas áreas de atuação no Recife, como economia criativa; esportes; tecnologia e inovação; educação; religião; conselho e sindicatos; cultura; academia; turismo; movimentos sociais; meio ambiente; lideranças locais; e setor privado.

Comentários

Últimas notícias