NEGOCIAÇÃO

Fim do Extra Hiper no Recife: saiba como fica o emprego dos atuais funcionários e se haverá novas vagas

Ao todo, acordo com o Assaí consiste na venda de 71 pontos comerciais onde hoje funcionam unidades do Extra Hiper

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 19/12/2021 às 16:56 | Atualizado em 08/03/2022 às 10:50
X

Com o fechamento das duas lojas Extra Hiper no Recife, até o fim deste ano, funcionários e clientes seguem se perguntando sobre o futuro das unidades na capital pernambucana. Na semana passada, o Assaí  oficializou a compra da cessão dos direitos de exploração de até 70 pontos comerciais do Extra Hipermercados, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), numa negociação de R$ 3,97 bilhões, mas ainda não foi batido o martelo sobre se, de fato, as duas unidades que antes eram Extra Hiper irão se tornar Assaí, absorvendo um número maior de funcionários além do que já eram contratados. 

O acordo consiste na venda de 71 pontos comerciais onde hoje funcionam unidades do Extra Hiper ( para Assaí) com outros 32 hipermercados sendo convertidos em outros formatos do GPA (como Mercado Extra e Pão de Açúcar). No entanto, a lista de lojas envolvidas na operação ainda não foi divulgada pelo grupo, o que deixa na incerteza atuais funcionários e também clientes. 

De acordo com o GPA, um loja Assaí gera até o dobro de empregos do que um Extra Hiper. Nesse caso, abertura de lojas do Assaí não só abre caminho para manutenção dos atuais colaboradores, mas também gerará ainda novos postos de trabalho nas cidades contempladas.

O principal direcionamento, segundo o grupo, é o reaproveitamento interno nas demais unidades dos negócios envolvidos na transação, o que inclui a priorização da contratação dos funcionários do Extra Hiper nas novas unidades do Assaí. "O GPA está conduzindo um processo de mapeamento de 100% dos colaboradores dessas unidades para entender o interesse individual e, desta forma, direcionar os esforços para que a transição seja feita de maneira humanizada".

Em comunicado divulgado na semana passada, GPA e Assaí informaram que a "transação está avançando em linha com o cronograma inicialmente previsto", com um rápido avanço da negociação com os proprietários das lojas e da desmobilização das lojas pelo GPA. Espera-se que entre 20 e 30 lojas da bandeira Extra Hiper encerrem as operações até 31 de dezembro de 2021, a maior parte das demais lojas até o final de janeiro de 2022 e o restante até o final de fevereiro de 2022.

Em paralelo, no contexto da Transação, está a alienação de 17 imóveis próprios do GPA, com preço de venda de até R$1,2 bilhão a fundo imobiliário com a garantia do Assaí. A administração de GPA e Assaí estimam que o fechamento completo da Transação, considerando tanto a cessão dos pontos comerciais quanto a venda dos imóveis, ocorra antes do fechamento do primeiro trimestre de 2022.

 

Tags

Autor